Anúncios
A seleção masculina de vôlei não vai ter vida fácil na fase de grupos da Olimpíada de Tóquio. A equipe caiu no chamado “grupo da morte”, com Estados Unidos, Rússia, Argentina, França e Tunísia. Com a confirmação do chaveamento pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) nesta sexta (31), Renan Dal Zotto, técnico do Brasil, avaliou os adversários e acredita que cada set será importante na briga por vaga nas quartas de final:
– Estamos em um grupo fortíssimo e a classificação já está valendo a partir da primeira partida. Todo set vai fazer diferença para buscar a vaga nas quartas de final. Estamos atentos aos adversários do nosso próprio grupo, onde iremos enfrentar clássicos internacionais, e onde não existem favoritos. Todos vão com o que têm de melhor e temos que chegar em uma condição ótima para buscar a classificação.
Anúncios
Atual campeã da Copa do Mundo, a seleção masculina do Brasil vai em busca do quarto ouro olímpico. Na chave, enfrenta quatro equipes no top 10 do ranking mundial (a única exceção é a Tunísia, que ocupa o 22º lugar).
Zé Roberto Guimarães avalia os “dois lados da moeda”
Se a seleção masculina vai encarar adversários complicados logo de cara, a feminina caiu no grupo que é, em teoria, mais fraco. A equipe comandada por José Roberto Guimarães enfrenta Sérvia, Coreia do Sul, Japão, República Dominicana e Quênia.
Anúncios
Em caso de classificação para as quartas de final, no entanto, a tendência é que o Brasil enfrente equipes mais fortes – ao contrário do time masculino, que pode cair contra equipes teoricamente mais fracas por ter que encarar grandes potências na primeira fase. Para Zé Roberto Guimarães, a seleção brasileira não terá vida fácil.
– Estamos em um grupo equilibrado. A outra chave no papel é mais forte, mas isso também gera um cruzamento muito difícil nas quartas de final. No nosso grupo, a Sérvia é a atual campeã mundial e uma das melhores equipes do mundo, o Japão vai jogar em casa, a Coréia do Sul e a República Dominicana evoluíram bastante ao longo deste ciclo olímpico e o Quênia também cresceu como equipe – avaliou.
A seleção feminina terminou a última Copa do Mundo na quarta colocação e vai em busca do terceiro ouro olímpico. As competições da modalidade começam no dia 24 de julho, no Japão. Confira os grupos do vôlei no masculino e no feminino:
Vôlei masculino
Grupo A
- Japão
- Polônia
- Itália
- Venezuela
- Canadá
- Irã
Grupo B
- Brasil
- Rússia
- França
- Argentina
- EUA
- Tunísia
Vôlei feminino
Grupo A
- Japão
- Sérvia
- Brasil
- Coreia
- República Dominicana
- Quênia
Grupo B
- China
- EUA
- Rússia
- Itália
- Argentina
- Turquia
Fonte: G1