24 abril, 2024

Últimas:

Reino Unido disposto a abrigar 20.000 refugiados

Anúncios

O governo britânico anunciou nesta terça-feira(17) que está pronto para receber 20 mil refugiados afegãos “a longo prazo”, poucas horas depois de uma reunião de emergência sobre a crise causada pelo retorno do Talibã ao poder.

“Temos uma dívida com todos os que trabalharam para nós para tornar o Afeganistão um lugar melhor nos últimos vinte anos. Muitos deles, especialmente as mulheres, precisam urgentemente de nossa ajuda”, disse o primeiro-ministro Boris Johnson, citado em um comunicado do Ministério do Interior.

Anúncios

Johnson declarou estar “orgulhoso de que o Reino Unido tenha sido capaz de criar este caminho para ajudá-los, com suas famílias, a viver em total segurança no Reino Unido”.

O chefe do governo apresentará o novo dispositivo de acolhida na quarta-feira à Câmara dos Comuns.

Anúncios

A iniciativa prevê a chegada de 5.000 afegãos “ameaçados pela atual crise” no primeiro ano, em particular mulheres, meninas e minorias religiosas, informou o Ministério.

O comunicado não mencionou um cronograma preciso, mas é inspirado em um programa para refugiados sírios que permitiu a instalação de 20 mil pessoas em sete anos, de 2014 a 2021.

O novo dispositivo para o Afeganistão foi adicionado a um programa conhecido como ARAP, destinado a afegãos contratados como intérpretes pelo Reino Unido.

O Reino Unido destacou cerca de 900 militares para garantir a evacuação de seus cidadãos e funcionários locais de Cabul.

Cerca de 520 cidadãos britânicos, afegãos e diplomatas deixaram o Afeganistão desde o último sábado, a bordo de voos militares.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Sistema de satélites O3b mPOWER da SES inicia operação global de serviços de conectividade de alto desempenho

24/04/2024

A SES agora está implantando serviços O3b mPOWER em todo o mundo, proporcionando alto rendimento, flexibilidade...

Categorias