29 março, 2024

Últimas:

Reino Unido anuncia flexibilização de lockdown a partir de 8 de março com retorno às aulas presenciais

Anúncios

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson (foto), anunciou nesta segunda-feira (22) que o Reino Unido vai começar a flexibilizar seu lockdown nacional a partir do dia 8 de março, com o retorno às aulas presenciais como prioridade.

“Não podemos seguir indefinidamente com restrições que afetam nossa economia, nosso bem-estar físico e mental, e as oportunidades de nossas crianças”, disse Johnson ao Parlamento.

Anúncios

A decisão de começar uma reabertura no país acompanha a melhora nos números da pandemia depois do sucesso em sua campanha de vacinação. A vacina da Universidade de Oxford reduziu 94% das internações na Escócia.

Johnson pediu cautela durante o processo de flexibilização para que um quarto lockdown não seja imposto em todo o país. A primeira etapa de reabertura será dividida em duas partes:

Anúncios

  • 8 de março: reabertura de escolas, creches e universidades. Atividades ao ar livre, como parques, e cafés estão restritas a apenas duas pessoas – se não forem da mesma casa.
  • 29 de março: atividades ao ar livre com até seis pessoas de duas famílias são permitidas – vale também para encontros em casa, nos jardins e quintais.

4 condições para reabertura

O premiê britânico citou aos parlamentares que o plano de reabertura de seu governo prevê quatro etapas que devem ser seguidas. O país só avança para a próxima fase quando uma equipe de especialistas examinar os dados epidemiológicos disponíveis no momento.

  • Condição 1: Programa de vacinação contra a Covid-19 tem que seguir o cronograma.
  • Condição 2: Evidências de que as vacinas são eficazes na redução de infecções, hospitalizações e mortes.
  • Condição 3: Níveis de novos casos não podem ser altos, o que pode aumentar as internações.
  • Condição 4: Que novas variantes do vírus não interfiram na vacina ou riscos da Covid-19
Passageiros usam máscara na Estação de Waterloo, em Londres, no primeiro dia do novo lockdown na Inglaterra — Foto: Justin Tallis/AFP
Passageiros usam máscara na Estação de Waterloo, em Londres, no primeiro dia do novo lockdown na Inglaterra (Fotos: Reprodução)

Segunda etapa

Se as quatro condições foram cumpridas, o plano do governo britânico prevê a volta de reuniões com grupos maiores que seis pessoas em espaços livres a partir de 29 de março.

A partir desta fase, o auto confinamento não será mais obrigatório. Mas Johnson pediu que as pessoas continuem a trabalhar de maneira remota, se possível.

“Avaliaremos por quanto tempo precisaremos manter o distanciamento social e o uso de máscaras”, disse Johnson. “Com isso, também teremos orientações sobre como trabalhar em casa, algo que deve continuar sempre que possível, até que esta revisão seja concluída.”

Esportes em quadras abertas, como tênis também serão permitidos. Viagens ao exterior continuam proibidas.

Abertura completa no verão

Comércios não essenciais, salões de beleza, pubs e restaurantes – apenas em espaços abertos – e museus terão de esperar até 12 de abril.

Os cinemas, hotéis, estádios – até um máximo de 10 mil pessoas – e serviço dentro de restaurantes poderão abrir a partir de 17 de maio, data a partir da qual os membros de diferentes casas poderão se reunir em espaços fechados.

De acordo com o plano britânico, a reabertura total poderá ser alcançada no verão do hemisfério norte – a partir de 21 de junho. O governo diz que será avaliada inclusive a liberação de bares e boates.

“Hoje o fim realmente está à vista”, disse o premiê. “Esse ano difícil dará lugar a uma primavera e um verão que serão muito diferentes, e incomparavelmente melhores daquilo que vemos ao nosso redor hoje.”

Fonte: Yahoo!

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias