Técnica de ‘banho no balde’ ajuda bebês prematuros na Santa Casa de Ourinhos

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Uma técnica de banho em bebês prematuros oferecida pela Santa Casa de Ourinhos (SP) relaxa e pode ajudar a diminuir o período de internação deles no hospital.

O banho é feito como uma espécie de ofurô. As enfermeiras preparam um balde com água quente e colocam o bebê, ao mesmo tempo em que fazem movimentos lentos e coordenados, técnica de hidroterapia que tira a irritabilidade da criança.

Bebês que nascem prematuros podem passar semanas internados na UTI neonatal  — Foto: Reprodução/TV TEM
Bebês que nascem prematuros podem passar semanas internados na UTI neonatal (Fotos: Reprodução/TV TEM)

Os bebês que nascem prematuros ficam internados na UTI neonatal e podem passar semanas recebendo os cuidados médicos até estarem prontos para ir para a casa.

A nova técnica de banho foi uma das formas encontradas para tornar essa experiência mais prazerosa. Segundo a enfermeira Erica Lino, o método traz vários benefícios à saúde.

Técnica diferente de banho ajuda na recuperação de bebês prematuros em Ourinhos
Técnica diferente de banho ajuda na recuperação de bebês prematuros em Ourinhos (Foto: Reprodução/ TV TEM)

“Melhora a frequência respiratória, promove a melhoria da circulação, ajuda no controle de cólicas e também ajuda no processo de amamentação porque esse bebê relaxado tem uma ‘pega’ melhor e consegue mamar melhor”, explica a enfermeira.

Técnica de hidroterapia ajuda a tirar irritabilidade dos bebês  — Foto: Reprodução/TV TEM
Técnica de hidroterapia ajuda a tirar irritabilidade dos bebês (Foto: Reprodução/TV TEM)

Pedro, o bebê da Jéssica Cristina, é uma prova desse relaxamento. Ele nasceu de sete meses e estava internado há 19 dias na unidade de cuidado intermediário da Santa Casa de Ourinhos quando tomou o banho de ofurô.

Durante o banho aquecido, ele mudou totalmente o semblante e até dormiu. A mãe conta que ficou muito satisfeita com a técnica. “Gostei muito, tranquiliza bem o bebê. Ele é bem agitado, e agora ficou tranquilo”, comemora a mãe.

Banho faz com que o bebê se sinta como se ainda estivesse no útero da mãe  — Foto: Reprodução/TV TEM
Banho faz com que o bebê se sinta como se ainda estivesse no útero da mãe (Foto: Reprodução/TV TEM)

O banho de ofurô também pode ser feito em casa. A água deve estar aquecida entre 36ºC e 37ºC, sem esfriar no período da experiência, que dura entre 5 e 15 minutos.

Segundo outra enfermeira do hospital, a Adriana Timóteo, a técnica ajuda no relaxamento porque o formato do balde e a água quente transmitem segurança ao bebê e ele se sente como se ainda estivesse no útero da mãe.

“Banho de ofurô é uma das ações de humanização que nós estamos realizando na UTI neonatal e idade intermediária porque promove uma ação de transição do útero para a realidade do recém-nascido”, explica a enfermeira.

Fonte: G1

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes