Cidades da região registram estragos após chuvas

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Chuvas que atingiram a região provocaram alagamentos e quedas de pontes em alguns municípios nos últimos dias.

Tietê (SP) (foto) foi uma das cidades mais afetadas pelo temporal. O nível do rio subiu quatro metros acima do normal e a água alagou alguns pontos da cidade, nesta terça-feira (11).

Na Rua Tenente Gelassi, no bairro Santa Cruz, houve alagamento, moradores da região ficaram ilhados e pelo menos três casas foram interditadas pela Defesa Civil.

Praça do Divino em Tietê (SP) fica alagada após temporal na cidade — Foto: Prefeitura de Tietê/Divulgação
Praça do Divino em Tietê (SP) fica alagada após temporal na cidade (Foto: Prefeitura de Tietê/Divulgação)

A prefeitura disponibilizou uma van para que os se deslocassem até o Centro da cidade. Uma família ficou desalojada e foi abrigada no salão de uma igreja.

Algumas pontes precisaram ser interditadas e estão localizadas no bairro da Garcia, Santa Cruz, Fazenda Sabaúna, Largo da Praia e Mandissununga.

Pontes rurais ficam comprometidas após temporal em Tietê (SP) — Foto: Prefeitura de Tietê/Divulgação
Pontes rurais ficam comprometidas após temporal em Tietê (SP) (Foto: Prefeitura de Tietê/Divulgação)

Porangaba

Ponte que liga o Bairro dos Alves ao bairro Lojas Cem em Porangaba (SP) cede devido ao temporal na cidade — Foto: Prefeitura de Porangaba/Divulgação
Ponte que liga o Bairro dos Alves ao bairro Lojas Cem em Porangaba (SP) cede devido ao temporal na cidade (Foto: Prefeitura de Porangaba/Divulgação)

Uma ponte de madeira, que liga o bairro dos Alves ao bairro Loja Cem, foi arrastada pela força da enxurrada. O acesso está interditado e os moradores que precisam passar pelos pontos têm duas rotas de alternativa, que ficam no bairro dos Cirilos e no bairro da Castelo Branco.

Já na rodovia João Leme da Silva, no quilômetro 10, entre os municípios de Porangaba e Conchas (SP), o trecho está interditado devido parte do asfalto ter cedido, formando uma cratera no local. O trecho fica próximo ao bairro do Generoso.

Segundo informou o secretário de obras, a rota alternativa aumenta em aproximadamente 40 quilômetros. Os motoristas têm opção pela cidade de Bofete ou Cesário Lange (SP).

Por causa dos estragos, a Prefeitura de Porangaba decretou situação de emergência.

Laranjal Paulista

Dez pontes ficaram danificadas e quatro bairros foram isolados devido ao temporal que atingiu Laranjal Paulista (SP) na segunda-feira (10).

Uma das pontes destruídas foi a do bairro São Roque. Ela foi levada pela correnteza durante uma chuva forte e pelo menos 20 famílias ficaram ilhadas. O acesso é o único que leva o bairro ao Centro da cidade.

Pelo menos dez pontes ficaram destruídas em Laranjal Paulista (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM
Pelo menos dez pontes ficaram destruídas em Laranjal Paulista (SP) (Fotos: Reprodução/TV TEM)

No bairro está sendo utilizado, com auxílio de um voluntário, um barco para transporte de moradores que ficaram isolados.

A chuva forte também derrubou um poste de energia elétrica e danificou a tubulação de água, deixando os moradores do bairro sem os serviços.

Imóveis da cidade foram invadidos pela água e a chuva forte também provocou quedas de árvores. Não foram registradas vítimas.

Árvores foram derrubadas pela chuva em Laranjal Paulista (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM
Árvores foram derrubadas pela chuva em Laranjal Paulista (SP) (Foto: Reprodução/TV TEM)

Assistentes sociais visitam famílias para verificar necessidades de donativos. O trabalho de limpeza e recuperação das residências também já começou.

A Prefeitura de Laranjal Paulista decretou estado de emergência e calamidade pública e divulgou uma nota em relação ao caso, que informou sobre a arrecadação de agasalhos, cobertores, alimentos, produtos de higiene pessoal, colchões e móveis para serem destinados aos moradores afetados pela chuva.

Conchas

Rodovia Marechal Rondon ficou alagada em Conchas (SP) — Foto: Sidnei Miranda/Arquivo Pessoal
Rodovia Marechal Rondon ficou alagada em Conchas (SP) (Foto: Sidnei Miranda/Arquivo Pessoal)

Em Conchas (SP), o Ribeirão das Conchas transbordou e a Rodovia Marechal Rondon ficou interditada nos dois sentidos.

A concessionária que administra o trecho informou que o local foi liberado.

Pereiras

Motociclista encontrou cães 'ilhados' sobre árvore entre Conchas  e Pereiras — Foto: Anderson Aparecido Vieira da Silva/Arquivo Pessoal
Motociclista encontrou cães ‘ilhados’ sobre árvore entre Conchas e Pereiras (Foto: Anderson Aparecido Vieira da Silva/Arquivo Pessoal)

Três cães que tentavam fugir de uma enxurrada foram flagrados “ilhados” sobre galhos de uma árvore às margens de uma estrada de terra que liga Conchas a Pereiras (SP), na tarde desta segunda-feira (10).

O motociclista que flagrou a cena afirmou que não sabe se os animais foram resgatados.

Fonte: G1

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes