28 março, 2024

Últimas:

Maresias: ocupação hoteleira atinge pico histórico em janeiro de 2024

Maresias: ocupação hoteleira atinge pico histórico em janeiro de 2024

Maresias registrou um aumento significativo na taxa de ocupação hoteleira durante a primeira semana de janeiro de 2024. Segundo um levantamento realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo, o litoral do município experimentou um crescimento na ocupação em comparação com anos anteriores.

Os dados coletados pelo Centro de Informações Turísticas (CIT) de São Sebastião indicaram que a primeira semana deste ano alcançou o maior índice percentual de taxa de ocupação, atingindo uma média semanal de 86,68%

Em contraste, no ano de 2021, a taxa de ocupação foi de 75,99%, refletindo a redução devido à pandemia da Covid-19. Nos anos seguintes, houve uma crescente na ocupação, com 82,36% em 2022 e 83,34% em 2023.

Além disso, houve um aumento no número de hotéis cadastrados no Cadastur, passando de 175 em 2017 para cerca de 250 estabelecimentos identificados em 2024. 

Os investimentos em empreendimentos na região estão trazendo uma nova dinâmica ao mercado imobiliário local. Resorts, hotéis e pousadas de luxo estão surgindo em São Sebastião, atraindo um público em busca de conforto e proximidade com a natureza.

“Percebi um aumento nos investimentos de novos hotéis e pousadas nos últimos 2 anos, desde hotel pé na areia a pousadas e hotéis boutiques de pequeno porte. Isso me deixa muito animado porque melhora muito nosso destino com empreendimentos bons e também é um sinal que o mercado continua aquecido.”, comenta Rodrigo, dono da Pousada Porto Mare.

Esses números refletem a crescente popularidade de Maresias como destino turístico e demonstram o potencial de crescimento e desenvolvimento do setor hoteleiro e turístico na região do litoral norte de São Paulo.

Investimentos em infraestrutura

Maresias enfrenta desafios relacionados à infraestrutura turística. Nos últimos anos, a região não recebeu investimentos significativos nesse setor, resultando em uma dependência considerável das condições naturais, como sol e praia, para atrair turistas. 

Apesar da presença de estabelecimentos privados que oferecem atividades como trilhas, rapel e passeios de bicicleta, a falta de melhorias públicas tem limitado as opções de entretenimento e serviços disponíveis para os visitantes. 

No entanto, há expectativas positivas em relação a um projeto de reurbanização em Maresias, que visa melhorar a infraestrutura turística da região e proporcionar uma experiência mais completa aos turistas.

Sustentabilidade em foco

Muitas pousadas em Maresias têm adotado iniciativas sustentáveis e ecológicas para atender às crescentes preocupações ambientais dos visitantes. 

Essas iniciativas incluem a instalação de placas de energia solar para reduzir o consumo de energia convencional, o uso de sistemas de hidrólise na piscina para evitar o uso de cloro puro, promovendo benefícios para a saúde da pele e dos cabelos dos hóspedes. 

“Divulgamos a conscientização do uso de toalhas. Reciclagem de lixo, e coleta de anéis de latas e tampinhas de garrafa para ajudar em projetos de acessibilidade.”, ressalta Rodrigo, dono da Pousada Porto Mare.

Essas medidas refletem o compromisso das pousadas em Maresias com a preservação do meio ambiente e o atendimento às expectativas dos turistas preocupados com questões ambientais.

Perspectivas promissoras

Muitos proprietários de pousadas em Maresias estão atentos à crescente demanda por acomodações de luxo na região. Embora reconheçam a presença de hotéis de alto padrão, acreditam que ainda há espaço para explorar esse nicho de mercado. 

Quanto à relação entre as pousadas e a comunidade local, muitos proprietários destacam a importância de contribuir para o desenvolvimento e a melhoria do bairro e da cidade como um todo. 

“Todos os nossos funcionários moram em Maresias, faço questão de movimentar e melhorar a comunidade local, não somos uma ilha e dependemos uns dos outros. Quanto melhor a comunidade e os estabelecimentos comerciais, melhor o destino para todos os turistas.”, diz Rodrigo. 

O envolvimento em projetos locais, associações e reuniões comunitárias faz parte da estratégia de negócios dos empresários locais, pois entendem que a comunidade é importante para o sucesso do turismo na região.

O cenário turístico em Maresias reflete não apenas o crescimento na taxa de ocupação hoteleira e a implementação de iniciativas sustentáveis, mas também os desafios e estratégias dos proprietários de pousadas na região. 

Enquanto a demanda por acomodações de luxo continua em ascensão e a adaptação às mudanças pós-pandemia e eventos climáticos é uma prioridade, a conexão com a comunidade local se destaca para o sucesso dos negócios. 

A colaboração entre as pousadas e a comunidade demonstra um compromisso mútuo em promover o desenvolvimento sustentável do turismo em Maresias, proporcionando experiências aos visitantes e contribuindo para o crescimento econômico e social da região.

Últimas

Transações off-line de CBDCs impusionadas por novos recursos

Transações off-line de CBDCs impusionadas por novos recursos

28/03/2024

Usuários de smartphones que operam nas plataformas móveis com unidade de processamento segura integrada agora podem...

Categorias