25 abril, 2024

Últimas:

Rede pública do Estado de SP vai aplicar testes de coronavírus apenas em pacientes internados, diz governo

Anúncios

A rede pública do estado de São Paulo vai passar a reservar os testes de coronavírus para pacientes internados, disse o coordenador do centro de contingência contra a doença, David Uip. O anúncio foi feito após reunião conjunta com os secretários estadual e municipal da Saúde e o governador João Doria nesta sexta-feira (13). Além dos pacientes internados, serão testados laboratorialmente também pacientes de clínicas-sentinela e de pesquisas científicas.

“Nós vamos deixar de fazer exames para aqueles pacientes não internados. Só faremos exames nos pacientes internados, nos pacientes em clínica sentinela e pacientes de pesquisa. Isto é dar bom gasto ao dinheiro público”, disse David Uip.

Anúncios

Após o anúncio o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou que as notificações continuaram sendo feitas, mas o diagnóstico no estado de SP passará a ser clínico. Ele disse ainda que a necessidade do exame está limitada para locais onde ainda não há transmissão comunitária e que, por isso, cabe aos técnicos de cada estado decidir quando é possível abdicar do teste para todos os pacientes.

“Quando você tem epidemia, e eu já sei que o quadro clínico é esse, que tem a história. Faz-se um diagnóstico clínico. Por nexo causal”, disse Mandetta. “Eu faço [a notificação] por amostragem, em casos de epidemia o que me interessa é isso. E os kits [vamos] guardar para casos graves.”

Anúncios

Fonte: G1

Últimas

Reciclown Circus promove conscientização a estudantes

Reciclown Circus promove conscientização a estudantes

25/04/2024

Primeira fase da nova temporada da Cia Raros Circo e Teatro contempla 10 cidades do litoral...

Categorias