Recém-nascido recebe alta após cair de berço em hospital no interior de SP e fraturar crânio

O bebê Lorenzo, que teve fratura no crânio após cair do berço no Hospital Municipal de Hortolândia (SP) recebeu alta médica na tarde deste sábado (2). O recém-nascido está com 5 dias de vida e havia sido transferido para o Hospital Estadual de Sumaré da Unicamp devido à gravidade do caso. A trava do leito de acrílico estava solta e foi flagrada pelo pai; a Polícia Civil investiga lesão corporal culposa.

“Emocionante , grande momento esperado para nós, pais. Depois de tanta luta e do grande susto que tivemos… Foram momentos de desgaste, constrangedores e humilhantes. Lorenzo continua com a fratura craniana, temos que esperar o tempo para sua regeneração”, conta Michel Gouveia, pai do menino.

Sequência de imagens mostram trava solta em berço onde recém-nascido caiu no Hospital Municipal de Hortolândia. — Foto: Reprodução/EPTV
Sequência de imagens mostram trava solta em berço onde recém-nascido caiu no Hospital Municipal de Hortolândia (Fotos: Reprodução/EPTV)

A família mora no bairro Jardim Interlagos, em Hortolândia. O bebê ficou em observação desde a realização de uma tomografia no crânio logo após o acidente, ocorrido na última quarta-feira (30). As últimas noites foram de muita inquietação para Lorenzo, segundo o pai.

“Essa noite, não chegou a dormir muito, mas agora está começando a entrar ritmo. Porém, tem que acompanhar o quadro dele, para ver as alterações de humor devido stress da queda”.

O próximo passo será o acompanhamento com neurologista.

“A gente vai ter um retorno com o neuro para avaliar as condições do Lorenzo, ver se ficou alguma sequela ou não nele. Agora é o acompanhamento para ver o desenvolvimento dele”, conta o Gouveia.

“Minha esposa está realizando o sonho dela de poder levar seu 1º filho para nossa casa”.

Elizama Trigueiros e o filho, Lorenzo, no dia de alta médica após ele ter caído do berço dentro do hospital de Hortolândia. — Foto: Michel Gouveia
Elizama Trigueiros e o filho, Lorenzo, no dia de alta médica após ele ter caído do berço dentro do hospital de Hortolândia (Foto: Michel Gouveia)

Lesão corporal culposa

A Polícia Civil vai investigar lesão corporal culposa referente ao hospital de Hortolândia. Já foram solicitados laudos médicos e periciais. Testemunhas devem ser ouvidas nos próximos dias. Segundo o pai, o médico explicou a extensão da fratura por meio da imagem da tomografia.

“Tem uma trinca craniana. Começou pela parte frontal, da parte da frente da testa, e veio até a parte, aproximadamente, da nuca.”

Marcação em vermelho mostra fratura no crânio de bebê recém-nascido que caiu de berço no Hospital Municipal de Hortolândia. — Foto: Michel Gouveia
Marcação em vermelho mostra fratura no crânio de bebê recém-nascido que caiu de berço no Hospital Municipal de Hortolândia (Foto: Michel Gouveia)

A prefeitura abriu uma sindicância para apurar a causa do acidente. O prazo de conclusão é de até 30 dias.

“A Prefeitura de Hortolândia reforça que toma todos os cuidados para oferecer atendimento de qualidade e com segurança aos pacientes do Hospital Municipal Mário Covas. Qualquer informação dada neste momento são suposições, que devem ser investigadas”, diz o texto da note, enviada nesta sexta-feira (1).

Mãe trocava roupa do filho na hora

Lorenzo é o primeiro filho do casal. A mãe, Elizama Trigueiros, contou que trocava a roupa dele sobre o berço de acrílico quando o berço cedeu e o filho caiu no chão.

“Vi ele paradinho, chorando, e eu não pude fazer nada. É uma sensação de impotência”.

O pai já havia avisado à enfermagem sobre ter percebido o berço frouxo antes do acidente. Segundo ele, a trava do berço no Hospital de Sumaré é diferente. “Mais seguro e mais eficiente”.

Trava de berço de acrílico no Hospital Estadual de Sumaré, onde bebê que sofreu queda no hospital de Hortolândia ficou em observação. — Foto: Michel Gouveia
Trava de berço de acrílico no Hospital Estadual de Sumaré, onde bebê que sofreu queda no hospital de Hortolândia ficou em observação (Foto: Michel Gouveia)

Fonte: G1

Scroll Up