Anúncios
Ano novo, vida nova, hora de se reorganizar. Mas e a preguiça? “Ordem Na Casa”, a nova série da consultora Marie Kondo na Netflix. pode ser o incentivo perfeito para começar. Na internet, o efeito foi comprovado: quem assistiu, arrumou pelo menos o guarda-roupa.
Autora de dois livros, Marie Kondo ficou famosa ao criar um método de organização único (e pelo jeito eficiente) que, agora, está documentado na Netflix. Em cada episódio da série, a japonesa visita uma casa e ajuda os moradores a se livrarem de tudo o que não precisam mais – roupas, acessórios, utensílios, entre os mais diversos objetos – e a organizarem o que já têm.
Anúncios
O objetivo dela: tornar a vida mais fácil. “Minha missão é trazer alegria através da organização”, diz Marie no primeiro episódio. Assim, o método “KonMari” tem categorias e regras básicas – e milagrosas.
Marie Kondo na Netflix: dicas de organização
Anúncios
#1 Roupas
A primeira dica da organizadora é juntar todas as roupas que você tem em um lugar só e olhar para elas: provavelmente você vai perceber que tem MUITO mais do que imaginava. A partir daí, é começar a escolher o que vai e o que fica – para decidir, ela tem um jeitinho bem particular. “Você tem que segurar a peça e sentir que ela te traz alegria, então você fica com ela”, diz.
Segundo Marie, ao segurar um item que você realmente quer, a sensação deve ser de aconchego e felicidade – os outros devem ir embora. Depois, é hora de dobrar. “Não é só deixar a roupa pequena, mas também agradecê-la. Você vai aprender a amar dobrá-las”, explica Marie. A gente duvida um pouco, mas dá certo.
Primeiro, você deve formar um retângulo com a roupa, colocando as mangas para o centro, depois dobrar na metade e, por fim, em três partes iguais. Assim, consegue guardá-las “de pé” na gaveta e visualizar todas as peças sem precisar bagunçar nada.
#2 Papelada
Pode admitir: se juntar toda a papelada que você tem um casa, vai virar uma montanha, mas Marie Kondo dá um jeito. “Os papéis que você decidir guardar estão em três categorias. Pendências, como contas, que você precisa tomar alguma ação; documentos importantes, que são os papéis que você precisa guardar para sempre, como contratos e seguros; e papeis que você costuma consultar com frequência (como receitas e serviços de delivery).
Para os livros, a regra primordial é a mesma: reúna todos que você tem (pode ser no chão mesmo) e mantenha só os que te trazem alegria de verdade: se pergunte se você realmente vai reler algum, se precisa realmente manter. Sem esquecer de agradecer antes, claro – isso é muito importante para Marie Kondo.
Depois, você pode arrumar os livros em categorias – e sempre na vertical, de forma que consiga visualizar todos: revistas, visual (que tem muitas imagens, fotografias, etc), práticos (receitas, técnicos, manuais, guias, etc) e gerais (livros de entretenimento).
#3 Tenha (muitas) caixas
Para objetos mais genéricos – como utensílios de cozinha, ferramentas e outros materiais – a dica é separar tudo em caixas. Segundo Marie, você deve agrupar os objetos por categorias e tamanhos. Depois, coloque todos em caixas e compartimentos, assim eles não se misturam e você evita a bagunça.
#4 Separe os itens sentimentais
Todo mundo tem algumas fotografias, objetos, cartões e pequenas recordações importantes que não serão descartadas, mas também não são acessadas o tempo inteiro. Por isso, a dica é reunir todos esses itens e agrupá-los em caixas. Aliás, outro truque de Marie é usar caixas transparentes e organizar os objetos de modo que você consiga ver o que tem dentro delas.
#5 Não guarde coisas “temporariamente”
Sabe aquele objeto ou papel que você olha e pensa “talvez eu precise disso um dia”? O que aprendemos com a série “Ordem Na Casa” é que a resposta é não, você não vai precisar. Se não te traz alegria, agradeça e dispense – é o grande conselho para a vida.
Fonte: Vix