Anúncios
O último trabalho de Adrian Newey com a RBR já veio ao mundo: trata-se do RB17, o primeiro carro esportivo desenvolvido pela equipe austríaca em sua fábrica da F1, na cidade britânica de Milton Keynes. O hipercarro foi revelado no tradicional Festival Goodwood de Velocidade, no Reino Unido, nesta sexta-feira.
O RB17 “pega emprestado” alguns conceitos da F1, como por exemplo, o chassi feito com fibra de carbono, mesmo material usado na caixa de câmbio, e a velocidade: munida com um motor V10 de mil cavalos de potência, a máquina pode passar dos 350 km/h.
Anúncios
Poucos sortudos, porém, terão o privilégio de ter um modelo de Newey na garagem: apenas 50 deles serão produzidos
– Com 20 anos de legado no mundo da F1, e como uma organização centrada no alto rendimento, era lógico que projetássemos nosso próprio hipercarro desde o início. Combinando inovação técnica, realização e apelo emocional, o RB17 é um carro de referência. Tenho muito orgulho da equipe e estou muito feliz por vê-lo em sua estreia mundial. Esperamos que o RB17 seja um clássico do amanhã – celebrou Christian Horner, chefe da equipe na F1.
Anúncios
O engenheiro de 65 anos confirmou em maio que deixará a RBR após quase duas décadas de parceria. A notícia seguiu uma série de outros eventos turbulentos nos bastidores do time, embora o chefe, Horner, negue que o clima em Milton Keynes esteja ruim e que tenha influenciado a saída de Newey.
Newey atribuiu a decisão ao desejo de “buscar novos desafios”; desde então, especula-se qual será o destino do projetista autor de carros históricos na F1, como o FW14B da Williams de Nigel Mansell de 1992; o MP41/13 do primeiro título de Mika Hakkinen com a McLaren, em 1998 e os seis carros campeões de construtores da equipe austríaca.
Especula-se, agora, qual será o destino do engenheiro com mais de quatro décadas de experiência na F1. Inicialmente, a Ferrari, que receberá em 2025 Lewis Hamilton, era apontada como destino favorito de Newey; porém, nesta semana, a imprensa italiana revelou que a McLaren e a Aston Martin seriam as verdadeiras opções do projetista, que não quer deixar o Reino Unido – sede das duas equipes.
Fonte: G1