26 de maio, 2025

Últimas:

Rato gigante é flagrado pela primeira vez em floresta de Papua-Nova Guiné

Anúncios

Um cientista tcheco encontrou e pela primeira vez registrou imagens do “rato-lanudo subalpino” (subalpine woolly rat, em inglês), uma espécie rara e gigante que pode medir até 85 cm (2,7 pés) de comprimento e pesar quase 2 kg, o que equivale a três vezes o tamanho de um rato marrom comum.

O animal, cujo nome científico é Mallomys istapantap, tem dentes afiados, pelos espessos e garras de 8 cm. A espécie vive nas florestas montanhosas e isoladas do Monte Wilhelm, em Papua-Nova Guiné, a cerca de 3.700 metros de altitude. Ele é noturno, se alimenta exclusivamente de vegetais e passa o dia escondido em tocas subterrâneas ou copas de árvores.

Anúncios

Cientista tcheco descobriu e pela primeira vez registrou imagens do “rato-lanudo subalpino”. (Foto: Divulgação)

A espécie foi descrita pela primeira vez em 1989, com base em exemplares existentes apenas em museus e não era vista há 30 anos, até ser registrada em foto e vídeo na expedição liderada pelo cientista František Vejmělka, da Academia de Ciências da República Tcheca.

“É surpreendente que um animal tão grande e marcante tenha permanecido tão pouco estudado”, disse ele ao DailyMail. “Quanto mais ainda há para se descobrir sobre a biodiversidade das montanhas tropicais?”, questionou.

Anúncios

Apesar de impressionante, esse rato não é o maior do mundo: o título pertence ao rato-pouch da Gâmbia, que chega a 90 cm com o rabo. Os maiores roedores da história, como o Josephoartigasia, estão extintos.

A pesquisa foi publicada na revista Mammalia e contribui para o conhecimento da biodiversidade ainda pouco explorada das montanhas tropicais da Nova Guiné.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Com o apoio de um crescimento de 300% no número de usuários, a Bitget Wallet revela um novo design e...

Categorias