27 abril, 2024

Últimas:

Raro hipopótamo pigmeu nasce em zoológico da Grécia

Anúncios

Nasceu no Parque Zoológico Attica de Atenas, na Grécia, um raro hipopótamo pigmeu pela primeira vez em 10 anos. O animal é nativo dos pântanos e das florestas tropicais da África Ocidental e está listado como espécie ameaçada de extinção pela União Internacional para Conservação da Natureza – estima-se que existam apenas entre 2.000 e 2.500 indivíduos.

Um dos motivos que dificulta a criação de hipopótamos-pigmeus em cativeiro é a falta de exemplares machos. Por isso, a alegria dos conservacionistas foi dupla ao descobrir que o bebê é justamente um macho.

Anúncios

Peter Gros, especialista em vida selvagem e apresentador do Mutual of Omaha’s Wild Kingdom, explicou à BBC que os esforços de criação de hipopótamos pigmeus são complicados e sensíveis, e que “especialistas e biólogos fazem de tudo para garantir que os animais se sintam seguros e confortáveis ​​num ambiente que lembra o seu próprio habitat”. Ele observa que, devido à natureza solitária do hipopótamo pigmeu, isso não é tarefa fácil. Felizmente, diz ele, “há muitos dados e ciência – desde monitoramento, rastreamento e exames de saúde” nos quais os especialistas confiam para que possam criar o melhor habitat substituto para atender às necessidades dos hipopótamos.

“Este é o primeiro nascimento no zoológico em 2024, e que nascimento!”, disse Noi Psaroudaki, veterinária de vida selvagem do zoológico. “Cada nascimento de hipopótamos pigmeus em cativeiro é extremamente importante. Estamos muito felizes em ver este bebê crescer e se tornar um hipopótamo adulto saudável e, esperançosamente, um dia se reproduzir.”

Anúncios

O nascimento do mais novo hipopótamo é ainda mais importante porque o bebê é um macho, dos quais há poucos em cativeiro (Foto: Attica Zoological Park)

Todo o cuidado dispensado aos programas de criação de zoológicos também ajudou muitas outras espécies animais a sobreviver. Esforços semelhantes foram feitos para salvar o Condor da Califórnia – uma espécie que passou de apenas 30 para agora cerca de 347, de acordo com o Serviço Nacional de Parques. E graças aos enormes esforços dos conservacionistas na Nova Zelândia, dois filhotes selvagens de kiwi marrom nasceram recentemente em Wellington no ano passado – os primeiros nascimentos selvagens da ave que não voa em mais de 150 anos.

O mais novo hipopótamo pigmeu ficará perto de sua mãe por meses antes de ser autorizado a entrar no recinto externo
O mais novo hipopótamo pigmeu ficará perto de sua mãe por meses antes de ser autorizado a entrar no recinto externo (Foto: Attica Zoological Park)

O pequeno hipopótamo pigmeu que nasceu na Grécia veio ao mundo pesando sete quilos. Ele permanecerá com sua mãe Lizzie e seu pai Jamal pelos próximos meses antes de poder explorar o recinto externo. O animalzinho ainda não tem nome e a escolha será feita por votação.

Fonte: Um Só Planeta

Últimas

HCLTech informa receita de US$ 13,3 bilhões no ano fiscal de 24, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior

27/04/2024

Bem posicionada para capitalizar com suas propostas baseadas em IA, modelo de entrega global e combinação...

Categorias