Anúncios
Uma raia-viola (Pseudobatos horkelii), também conhecida como cação-viola ou peixe-guitarra, foi encontrada morta em uma praia de Itanhaém, no litoral de São Paulo. O biólogo marinho Eric Comin informou que a espécie é considerada criticamente em perigo de extinção.
O animal foi encontrado pelo aposentado Edson Tadei, de 58 anos, durante uma caminhada na praia entre os bairros Bopiranga e Califórnia, nesta quarta-feira (3). Ele contou que o animal chamou atenção pela aparência.
Anúncios
“Fotografou por achá-lo muito diferente e porque nunca havia visto nenhum parecido”, explicou a esposa dele, Ana Lúcia Tadei, de 60 anos.
De acordo com o casal, a raia tinha pouco mais de um metro. O biólogo marinho Eric Comin explicou, porém, que um adulto da espécie pode chegar a medir até 1,90 m e pesar 45 kg. Segundo o profissional, o animal se assemelha a uma combinação de tubarão e raia, e ganhou o nome popular devido ao formato de corpo, que lembra um violão ou guitarra.
Anúncios

Hipóteses
Ao analisar a imagem, o biólogo reconheceu algo que parece ser um ferimento acima dos olhos do animal. Por isso, uma das hipóteses dele é que a raia tenha sido morta durante alguma pesca e, em seguida, descartada no mar.
No entanto, outra hipótese do profissional é que o animal tenha morrido após encalhar na areia. “Pode ser que ela tenha subido com a maré, ficou ali caçando em uma área, a maré desceu e ela acabou ficando presa”.
A espécie
Segundo o biólogo, a raia-viola não oferece nenhum risco, pois é considerada mansa e se alimenta de crustáceos e moluscos que vivem no fundo do mar. “As raias dessa ordem (Rhinopristiformes), que incluem o cação-viola, não possuem ferrão na cauda”, afirmou.
De acordo com o especialista, a espécie vive no fundo, de areia, lodo ou cascalho. Ela costuma ficar “enterrada” durante o dia para descansar, pois geralmente caça durante a noite. “É considerado um elasmobrânquio, assim como tubarões e outras raias, e possui esqueleto de cartilagem”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/8/W/qHiU7BQWK50b4ZDmX4tA/raia-viola-1-.jpg)
Fonte: G1