Anúncios
Produto feito com leite cru ganha espaço no mercado internacional e foi destaque em evento gastronômico em Nova York
Um queijo artesanal produzido em Pardinho, cidade da região de Botucatu, está ganhando o mundo. A empresa responsável embarcou, no último mês, 650 quilos do produto para os Estados Unidos, com apoio técnico do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A operação envolveu setores como o Serviço de Inspeção Federal (SIF), o sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e a Central de Certificação.
Anúncios
A exportação de queijos à base de leite cru exige rigor técnico e não é comum. Por isso, a remessa de 64 peças de cerca de 10 quilos cada contou com inspeção detalhada, embalagem individual lacrada e selos do SIF. O embarque ocorreu em voo comercial no dia 10 de junho, com destino a Nova York.
“É um momento histórico, estamos muito orgulhosos”, declarou Vanessa Alcolea, mestre queijeira e responsável técnica da queijaria. Segundo ela, um dos principais desafios foi manter a temperatura ideal da carga durante o transporte, o que exigiu a climatização dos paletes.
Anúncios
A estreia internacional aconteceu durante o Summer Fancy Food Show, um dos maiores eventos do setor de alimentos artesanais do mundo, realizado nos Estados Unidos. Em julho, representantes da empresa também participarão da American Cheese Society Conference, em Sacramento, na Califórnia.
A meta agora é ousada: destinar 40% da produção ao mercado externo, com futuras exportações em negociação com o Japão, considerado um dos mercados mais exigentes do mundo.