16 de julho, 2024

Últimas:

Queda de caminhão libera cinco milhões de abelhas em estrada no Canadá

Anúncios

Um acidente de caminhão causou problemas em uma estrada de Burlington, no estado de Ontário, Canadá. O veículo, que carregava caixas de colmeias para um projeto de polinização, caiu ao tentar desviar de um cervo na estrada, o que acabou liberando cinco milhões de abelhas na via.

O policial Ryan Anderson disse à CNN News que a Polícia Regional de Halton recebeu uma ligação pouco depois das 6h da manhã (horário local) de quarta-feira. Com o baque, as tiras que mantinham as caixas das colmeias firmes se soltaram, fazendo com que se espalhassem e as autoridades tivessem que correr para tirar os insetos do local.

Anúncios

— (Foi) uma cena e tanto — contou Anderson a um jornal canadense. — Caixas literalmente espalhadas pela estrada e enxames de abelhas voando ao redor.

A polícia chegou a divulgar nas redes sociais informações para alertar que pedestres ficassem longe da área e que os motoristas fechassem as janelas ao passar pelo local. Cerca de uma hora depois, Anderson contou aos jornais que pelo menos seis ou sete apicultores chegaram para ajudar.

Anúncios

O resgate se tornou um esforço coletivo, que contou com o apoio de moradores, policiais e apicultores. Michael Barber, dono da empresa Tri-City Bee Rescue, voltada para esse tipo de serviço, explicou à CNN que recebeu um chamado da polícia para ajudar no resgate.

— Havia provavelmente cerca de 40 colmeias no caminhão, e cerca de 20 saíram do veículo, quando o motorista tentou desviar de um cervo — explicou ao jornal americano.

Barber disse ainda que as abelhas estavam sendo transportadas após serem usadas localmente para polinização.

— Assim que cheguei ao local, estava conversando com o apicultor que dirigia o caminhão e perguntei como poderíamos ajudar e, então, elaboramos um plano — lembrou.

Por volta das 9h15, a corporação disse que a maior parte das cinco milhões de abelhas já tinham sido coletadas em segurança e as caixas já tinham sido transportadas. Algumas, contudo, foram deixadas para que as abelhas remanescentes pudessem retornar naturalmente, atraídas pela abelha rainha.

Apesar do trabalho e da correria, Anderson estava aliviado. Um dos apicultores iniciais chegou a ser picado algumas vezes, mas não houve acidentes graves após o enxame.

— Não sei para onde as abelhas estavam indo, ou mesmo de onde vieram, mas sei que elas estão indo embora. Então, fico feliz com isso — explicou ao jornal local.

A polícia informou à CNN que, apesar de não saber informar o ponto de partida ou o destino do veículo, não é incomum o transporte de abelhas para ajudar os agricultores na polinização.

O apicultor Barber lamentou o número de abelhas que morreram no incidente, mas destacou que ficou feliz com o exemplo de comunidade demonstrado com o esforço coletivo.

— Foi triste estar no local e ver a quantidade de abelhas mortas na estrada, mas foi muito bom ver todos os apicultores atendendo ao chamado e apenas tentando ajudar — relatou.

Fonte: Agências

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Um morador de Botucatu foi o mais novo premiado no sorteio do Hiper Saúde, um título de capitalização cuja...

Categorias