Anúncios
Contando os dias para o próximo feriado? A missão pode ser mais difícil em 2019, já que neste ano muitos deles caem aos fins de semana. Ao todo, o ano tem 9 feriados nacionais e sete pontos facultativos, sem contar os estaduais e municipais. Feriadão, com possibilidade de emendar a folga com o fim de semana, são apenas dois: Páscoa e Proclamação da República. No ano passado, foram sete.
Quem pode gozar de ponto facultativo, caso dos funcionários públicos, vai ter mais folgas este ano. A próxima, daqui a dois meses, é o Carnaval. Já os trabalhadores da iniciativa privada precisam confirmar com a empresa se haverá folga nos dias 4 e 5 de março, segunda e terça-feira de Carnaval.
Anúncios
Como não é um feriado oficial, as empresas têm direito de convocar seus funcionários para trabalhar. Isso significa que trabalhar no Carnaval conta como dia normal e não dá direito nem ao pagamento de hora extra.
O próximo feriado oficial é a Páscoa. A Sexta-feira Santa cai no dia 19 de abril e o trabalhador poderá emendar com o domingo de Páscoa.. O outro feriado de abril, Tiradentes, está na lista das folgas que caem no fim de semana, neste caso, domingo.
Anúncios
Além de Tiradentes, outras três dadas caem no fim de semana: 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro serão em sábados. Folga durante a semana só no Dia do Trabalho (quarta-feira, 1º de Maio), Proclamação da República (15 de novembro, sexta-feira) e no Natal (quarta-feira, 25 de dezembro). No feriado de novembro, será possível emendar a folga da sexta com o fim de semana.
Estados e municípios podem dar alívio
Como há poucos feriadões nacionais, as datas comemorativas estaduais e municipais tendem a ser bastante comemoradas pelo trabalhador. Os paulistanos já têm uma folga à vista. O aniversário da cidade, 25 de janeiro, cai numa quinta-feira.
No Estado, há outra folga programada: 9 de julho, uma terça-feira, dia da revolução constitucionalista,
No Rio de Janeiro, o feriadão da Páscoa pode ficar ainda maior. Isso porque, dia 23 de abril é comemorado Dia de São Jorge, feriado municipal.
O dia da Consciência Negra, que esse ano cai na quarta-feira, é comemorado em boa parte do Brasil, mas não está no calendário oficial. Ele é decretado pelas prefeituras ou governos estaduais.
Fonte: Veja