Anúncios
Lohwana Halaq, tratadora de animais da Fundação Philippine Eagle, na cidade de Davao (Filipinas), compartilhou fotos segurando a nova nota de mil pesos filipinos – que agora traz o desenho de uma águia das Filipinas. As imagens mostram Lohwana posando ao lado de Sinag, a mais jovem águia filipina do centro.
Em sua conta no Tiktok, a tratadora disse que a ave nacional do país deveria receber ainda mais reconhecimento. “Pela minha experiência de trabalho com esses belos animais, posso dizer com sinceridade que me choca muito que nossos próprios cidadãos filipinos não saibam que essa águia existe ou como ela é. Apesar de seu status de destaque na mídia, cultura e governo”, escreveu Lohwana.
Anúncios
“Tive muitas interações em que visitantes filipinos locais vinham me perguntar: ‘Senhora, onde posso encontrar a águia filipina?’… E eu pensava ‘Estou literalmente segurando a águia das Filipinas em meu braço’… “, escreveu.
Anúncios
Com um grande porte – que pode chegar a um metro de altura, 2,40m de envergadura e até 8kgs -, a águia das Filipinas é uma espécie ameaçada de extinção. Lohwana aproveitou o alcance de sua publicação no TikTok para conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação da espécie, desde o reconhecimento local até o internacional.
“Tenho conservas com filipinos que moram no exterior, como no Canadá, e explico a eles que trabalho e moro nas Filipinas como tratadora de animais e ajudo a conservar espécies criticamente ameaçadas de extinção. Muitos deles comentam: ‘Não sabia que tínhamos uma águia das Filipinas’. A educação é fundamental. As melhorias e o progresso podem ser lentos, mas vale a pena salvar esta espécie da extinção”, conclui.
O vídeo com Sinag já ultrapassou 1,2 milhão de curtidas e mais de 10 mil compartilhamentos até o momento.
Fonte: Um Só Planeta