26 abril, 2024

Últimas:

Quase 10% das áreas silvestres do mundo desapareceram desde 1990

Anúncios

As áreas do mundo que não foram modificadas pelos humanos estão desaparecendo, e cerca de 10% da natureza selvagem do planeta já não existe desde a década de 1990, disseram cientistas nesta quinta-feira.

Em um estudo publicado na revista científica Current Biology, os pesquisadores mostram preocupação com estas áreas vitais que formaram a base dos ecossistemas, particularmente nos lugares mais afetados – a Amazônia e a África Central.

Anúncios

“Não podemos restaurar ou compensar nossa natureza. Uma vez que ela foi embora, ela foi embora”, disse o autor principal do estudo, James Watson, à AFP.

“É exatamente igual ao que acontece com as espécies em extinção”, acrescentou Watson, pesquisador da Universidade de Queensland, na Austrália.

Anúncios

Para o estudo, os pesquisadores definiram a “natureza” como “um lugar biologicamente e ecologicamente intacto, livre de qualquer perturbação humana significativa”.

Os cientistas fizeram um mapa atual de tais áreas e o compararam com um mapa que usou o mesmo método no início da década de 1990.

O resultado mostrou que atualmente quase 20% da área terrestre do mundo é natural, o equivalente a 30,1 milhões de km quadrados.

A maior parte destas áreas silvestres ficam na Austrália, América do Norte, Norte da Ásia e Norte da África.

Ao comparar o mapa antigo com o novo, foi comprovado que cerca de 3,6 milhões de km quadrados – quase 10% das zonas naturais – desapareceram nas últimas duas décadas.

A quantidade perdida equivale a duas vezes a massa terrestre do Alasca ou a quase a metade de toda a Amazônia.

As regiões mais afetadas são a América do Sul, que perdeu 30% das suas zonas naturais, e a África, que perdeu 14%.

Fonte: Yahoo!

Últimas

A Deriv promove Rakshit Choudhary de COO para co-CEO

26/04/2024

Anúncios Rakshit Choudhary foi promovido a co-CEO, juntando-se ao fundador e CEO Jean-Yves Sireau A Deriv...

Categorias