28 março, 2024

Últimas:

Quarteto de presos tenta entrar em presídio de Bauru com quase 80 porções de maconha no estômago

Anúncios

Mais quatro presos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP 2) de Bauru (SP) foram flagrados na semana passada tentando entrar na unidade com quase 80 porções de maconha dentro do estômago.

Segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) divulgadas nesta segunda-feira (8), apenas um dos detentos chegou a engolir 28 porções de maconha.

Anúncios

Os presos, que cumprem pena no sistema semiaberto, foram descobertos pelo escâner corporal quando retornavam de um trabalho externo e confessaram o crime.

Entre os demais presos, um ingeriu 25 invólucros de maconha, outro 19 porções e um terceiro detento havia engolido cinco frações da droga. Todos eles conseguiram expelir os entorpecentes sem a necessidade de cirurgia.

Anúncios

Os entorpecentes apreendidos foram encaminhados à Polícia Civil para registro de boletim de ocorrência.

A direção da unidade instaurou procedimento interno disciplinar, que deverá culminar com a regressão dos detentos para o regime fechado.

No estômago de apenas um dos detentos havia 28 porções de maconha que forma engolidas; material foi expelido naturalmente — Foto: SAP/Divulgação
No estômago de apenas um dos detentos havia 28 porções de maconha que forma engolidas; material foi expelido naturalmente (Foto: SAP/Divulgação)

Recorde de ‘barrigueiros’

O ano de 2022 tem sido marcado nas unidades prisionais de Bauru pelo registro de um recorde de casos de “barrigueiros”, termo utilizado para designar detentos que engolem objetos como drogas ou componentes eletrônicos para tentar entrar nas penitenciárias. Em alguns casos, o material só é retirado através de cirurgia.

Um levantamento feito pela SAP, mostrou que 2022 já registrava em sete meses mais casos de “barrigueiros” do que todo o ano de 2021, quando foram contabilizados 83 presos que engoliram objetos ilícitos para tentar voltar aos presídios. Apenas neste ano, 105 presos foram flagrados com objetos no estômago, segundo dados fechados até meados de julho.

Fonte: G1

Últimas

A PCI Pharma Services, líder em CDMO, lança seu primeiro relatório abrangente de ESG

28/03/2024

Os destaques incluem metas ambientais baseadas na ciência do clima, capacitação da força de trabalho, foco...

Categorias