25 abril, 2024

Últimas:

Quarentena: como limpar e organizar a casa em 15 minutos por dia

Anúncios

Passando mais tempo em casa durante a quarentena contra o coronavírus, é possível que você passe a se incomodar ainda mais com a bagunça e a sujeira. Para não se afogar na faxina, provamos que é possível manter a ordem na casa gastando apenas 15 minutos por dia. Confira algumas dicas

1. Um cômodo de cada vez
Divida a limpeza por ambientes e faça uma lista sobre o que deve ser feito em cada lugar. “Programe cada dia da semana para uma coisa diferente, por exemplo: duas vezes na semana você tira 15 minutos para varrer a casa e juntar a bagunça espalhada. Uma vez por semana você tira pra dar jeitinho no banheiro e no quarto, uma vez por semana você dá um trato na cozinha”, sugere Priscila Sabóia, fundadora do Seja Personal Organizer.

Anúncios

2. Encare a bagunça antes de limpar

Gif sintetiza o antes e depois da sua kitnet com os móveis da Familie Hempel (Foto: Divulgação)

Anúncios

Se a bagunça for muito grande, coloque em uma sacola tudo o que está fora do lugar. Quando tiver mais tempo, vá guardando item por item. No banheiro, coloque as toalhas para secar e tire o lixo, por exemplo. Na cozinha, lave a louça, limpe a pia, o fogão e mantenha os armários em ordem. No quarto, arrume a cama e guarde as roupas e os sapatos. Na área de serviço, coloque as roupas sujas na máquina de lavar e retire as secas do varal.

3. Tire o pó e passe um pano
Em todos os cômodos, tirar o pó e passar um pano úmido já faz uma grande diferença – e sempre nesta ordem para facilitar a limpeza! Passar um pano no chão é uma tarefa rápida, que pode ser feita até mais de uma vez na semana para conservar a higiene e evitar o acúmulo de poeira. A exceção vai para casas com animais de estimação, que merecem limpeza mais frequente.

4. Encontre o melhor horário para você
Segundo Juliana Faria, profissional da YRU Organizer, os melhores horários são aqueles em que temos mais energia, seja de manhã, seja à noite. O ideal é reservar alguns minutos e, assim, tirar apenas um dia da semana para executar a faxina pesada, fazendo a manutenção nos outros dias. O importante é arrumar a casa de bom humor

5. Torne a tarefa agradável
Coloque uma música animada enquanto faz o trabalho e dê-se uma recompensa depois, como fazer as unhas, tomar um banho relaxante ou “encontrar” seus amigos virtualmente. Assim, você nem vai sentir o tempo passar. Sem contar que ver a casa arrumada e limpa já é uma recompensa!

6. Deixe isso pra lá
Seja uma pessoa desapegada. “Quanto menos coisas espalhadas pela casa, mais rápida será a limpeza”, aponta Juliana. Evite ter muitos objetos miúdos e peças decorativas em estantesmesas de centro e mesa de cabeceira. Eles dificultam a limpeza e às vezes tornam o ambiente poluído visualmente. Quanto mais objetos aparentes, maior a sensação de bagunça.

7. Alinhe os utensílios
Para os objetos expostos, a regra é deixá-los alinhados. Esse simples ato vai tornar a visão do ambiente mais harmoniosa. O mesmo vale para a sala de jantar: deixe as cadeiras organizadas, acessórios decorativos centralizados e as pilhas de livros e revistas ajustadas. Também endireite os quadros pendurados, porque quando estão tortos, dão a impressão de caos.

8. Faça da rotina um hábito
Se você sempre guarda as roupas no armário antes de dormir ou lava a louça após sujá-la, com o tempo vai fazer isso automaticamente. A prática se tornará um hábito, não uma obrigação. Quanto mais você fizer algo diariamente, mais o incluirá na sua rotina.

9. Divida as tarefas
É dever de todos os moradores cuidar da casa. Separe as tarefas com os outros moradores. Se todos se propuserem a ajudar, não há porque a faxina demorar mais do que 15 minutos diários. Se você mora sozinho, abuse dos equipamentos mais eficientes para fazer várias tarefas em menos tempo.

10. Aromatize o ambiente

Acenda velas, dê borrifadas de um aromatizador, difusores ou use as versões de tomada. Quando um ambiente cheira bem, a sensação de conforto e limpeza é elevada, o que pode afetar (magicamente) a visão que temos sobre o local. Para maximizar o efeito, use sprays em tecidos, como guardanapos e toalhas.

11. Limpe eletrodomésticos com frequência
Sujeira no fornomicro-ondas e na geladeira formam crostas chatas de tirar. Por isso, higienize sempre os eletrodomésticos da cozinha. O mesmo vale para utensílios. Não corra o risco de perder panelas e acessórios por ter deixados-os na pia por muito tempo. A lavagem correta garante que os seus utensílios durem mais e possam ser utilizados da melhor forma.

12. Aposte em boas ferramentas
Dois panos, detergente, vassoura, rodo, sabão em barra e em pó podem ser o suficiente para uma boa faxina. Mas gadgets, ferramentas, produtos e utensílios novos são bem-vindos. Se possível, compre itens que vão facilitar a limpeza de casa ou deixá-la mais agradável. 

Fonte: Casa e Jardim

Últimas

AGITAÇÃO GEOPOLÍTICA GERA AVALANCHE DE ATAQUES DDOS, SEGUNDO NOVO RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA DE AMEAÇAS DA NETSCOUT

25/04/2024

Grupos hacktivistas aumentam atividade globalmente enquanto aumento DNS Water Torture contribuiu para mais de 7 milhões...

Categorias