26 abril, 2024

Últimas:

Quanto tempo de academia é necessário para ver o resultado?

Anúncios

O tempo entendido apenas dentro da chave do prazo necessário para se obter o que se deseja, é sempre um cálculo emocional, que possui pouca relação com a realidade e mais com a nossa visão de nossas próprias capacidades, que são sempre equivocadas.

As metas baseadas em tempo, implicam um foco total na atividade pretendida, e no texto de hoje, trataremos deste esforço mecânico corporal, almejado para quem frequenta as academias de ginástica. Quais serão todos os motivos que impulsionam milhares para dentro das academias diariamente, será apenas uma questão estética? Eu mesmo que já frequentei vez ou outra algumas academias de ginástica, bem sei sobre o clima do grupo se exercitando, não é exatamente um encontro social, existe um ânimo concorrencial.

Anúncios

Pelo efeito da concorrência, os praticantes podem exagerar e perder o efeito desejado, pois um exercício mal praticado pode comprometer a saúde do praticamente, em alguns casos de forma permanente. Algumas empresas, como no caso das transportadoras, mas um caso raro encontrado apenas nas melhores, incentivam seus empregados a praticarem esportes nas academias, justamente para fortalecer os grupos musculares mais adequados ao trabalho, como no caso dos motoristas que fazem os transportadora de carro.

Se nas empresas o incentivo é pela ginástica laboral permanente, os quesitos relacionados ao tempo para se obter resultados não está em evidência, situação oposta aos praticantes da musculação, que pagam mensalidades para utilizar os aparelhos da academia e quem sabe, soma-se aos custos mensais opções em contratar um professor dedicado e um nutricionista para os mais dedicados.

Anúncios

Estabeleça metas pequenas, porém constantes

Logo aparece a primeira evidência, de que o tempo de academia tem pouca relação com o prazo para apresentação de resultados, primeiro é necessário se estabelecer o que são os resultados. Sim, cada praticante de musculação tem que definir isso, senão nunca se chega a nenhum resultado.

E este resultado se encontra mais facilmente em acompanhar a evolução de medidas do corpo, ora se por exemplo, onde o praticante estabelece uma meta pequena porém possível de se obter rapidamente, acaba criando uma linha visível da relação entre esforço e resultado. Quando o praticante do esporte, supera metas mensuráveis, onde o próprio que estabeleceu, inicia um ciclo virtuoso.

Metas diárias, de ganhos nas medidas exige disciplina e controle da ansiedade, e são as únicas possíveis de gerar o efeito nos prazos, então logo mais evidências começam a surgir em relação aos prazos para resultados. Você está alcançando as suas próprias metas para aquele dia?

Marcos Valente Pontes, um empreendedor no ramo de transportes de mudanças, me revelou seu método de eficiência. “invisto o dinheiro pela manhã, à tarde cálculo o resultado”.

Metodologia SCRUM, para resultados

Para se estabelecer metas, fazer um planejamento, aferir os resultados, verificar se o que foi aplicado foi efetivo, são questões todas relacionadas à prática de métodos de eficiência, e isto raramente é ensinado nas academias de ginástica, ou em qualquer outra.

São realmente poucos e raros as pessoas, que adotam métodos testados que abordam as questões de eficiência de nossos atos diários, seja no estudo, seja na acadêmia. Para quem adota um método, e você leitor que está lendo este texto, está em busca de resultados, então deve-se adotar um método de eficiência.

O método SCRUM, é muito famoso na engenharia da computação, mas serve para quase tudo, incluindo o caso tratado hoje sofre a eficiência na prática de esportes, onde com aplicação do método é possível fazer grandes avanços neste sentido de se obter resultados, em prazos realmente muito curtos.

É sempre bom tratar o cuidado com a saúde como causa permanente na vida, quem se dedica a prática de um esporte deve ter um raciocínio para além do tempo, isto significa, uma prática esportiva com pouca relação com prazos, e mais com um estilo de vida. E se esta visão de mundo é boa para os esportistas, é boa também para todos aqueles que estabelecem metas, como citando um exemplo, de quem esteja se preparando para participar de um concurso público, não se prepara para um concurso. Se prepara para todos e para sempre.

Resumidamente SCRUM é um acrônimo oriundo da língua inglesa, que trata de implementar esforços possíveis para resultados imediatos, traduzindo isto para o mundo dos esportes, seria como medir o bíceps no início do dia, e medi-lo novamente no final da tarde. O resultado é quem têm a última palavra, se o esforço do dia não apresentou o resultado esperado, mudanças devem ser implementadas no dia seguinte. Ou se ajusta a meta ou se ajusta o esforço. Estes dados podem ser acessados também pelo site para transportadoras de motos.

Os concurseiros mais eficientes, continuam se preparando para concursos, mesmo depois de ja estarem trabalhando no governo, percebe, não é mais um esforço baseado em prazos, é uma ação para além do tempo. Os que obtêm mais resultados são os que adotam uma proposta de vida.

Obtenção de resultado têm pouca relação com o tempo

A adoção de metodologias são as que definem o resultado, são as suas metas que definem o prazo. Quem pega mais pesado na academia, por mais tempo é o que obtém o resultado mais rápido? Me parece que não.

As decisões que tomamos, tem muito de emoção e pouco de razão, por conta disto é que a adoção de um método de eficiência deve ser observado, a diferença de um esportista de alto rendimento é justamente esta capacidade de se adequar a metodologias, junto com orientação de profissionais praticantes da eficiência.

Um atleta de alto nível, tem pouco de “marra” e muito de gestão, um halterofilista campeão tem pouco de “brabo” e muito de eficiência. Um concurseiro tem pouco de “sorte” e muito de proposta de vida.

Acaba que quem deseja adotar o estilo de vida dos esportistas de alto rendimento, deve se perguntar porque é que apenas alguns deles é que obtêm resultados e a grande maioria não, é o método de eficiência adotado a resposta.

Ronaldo Luis Gonçalves

Pai, Marido, Escritor, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital atuando no mercado de marketing, é também redator de diversos sites na internet.

Últimas

Decoração sensorial: Como decorar e adotar hábitos para um lar harmonioso?

26/04/2024

Anúncios A decoração sensorial é uma abordagem criativa e envolvente para projetar espaços que estimulam os...

Categorias