Anúncios
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (16) que a Rússia começou a transferir armas nucleares para Belarus, como foi anunciado em março.
Durante um fórum econômico em São Petersburgo, Putin disse que as primeiras ogivas nucleares foram enviadas para Belarus e que o processo será concluído antes do final do verão no hemisfério Norte.
Anúncios
O envio dessas armas foi acertado em um acordo entre Putin e o presidente belorusso, Alexander Lukashenko, que permitiu à Rússia usar o território belorusso para atacar a Ucrânia.
EUA não veem indícios de que Rússia vá usar armas
Os Estados Unidos responderam ao anúncio de Putin, afirmando que não veem indícios de que a Rússia esteja se preparando para usar armas nucleares e criticando Lukashenko por aceitar armas de Moscou, considerando suas ações irresponsáveis e provocativas.
Anúncios
Putin diz que não há necessidade de armas nucleares
Há uma semana, Putin, disse que seu país poderia “teoricamente” usar armas nucleares, se houvesse uma ameaça à integridade territorial ou existência do Estado russo, mas que não há necessidade.
Putin falava na sessão plenária do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.
“As armas nucleares foram feitas para garantir nossa segurança no sentido mais amplo da palavra e a existência do Estado russo, mas nós… não temos essa necessidade (de usá-las)”, disse Putin.
Fonte: Agências