25 de dezembro, 2025

Últimas:

PT indica ex-vereador Claudião como novo vice para as eleições de 2020

Anúncios

Em um final de semana de intensa negociação, o Partido dos Trabalhadores oficializou o nome do comerciante e ex-vereador Cláudio Aparecido Alves Da Silva (Claudião) como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Priscila Firmino.

Definição ocorreu poucas horas antes da expiração do prazo dado pela Justiça Eleitoral para que a coligação “Juntos com a Força do Povo”, substituísse a assistente social Aparecida Franco, do PCdoB, que teve a candidatura impugnada devido a irregularidades em documentos de registro.

Anúncios

A candidatura da vice foi impugnada pela Justiça Eleitoral após a coligação “Juntos com a Força do Povo”, após os documentos serem rejeitados, em 8 de outubro. Havia o período de dez dias para a substituição do nome, que expirou nesta segunda-feira, 19, sob o risco de ter a candidatura da chapa rejeitada em definitivo.

Durante todo o final de semana reuniões foram feitas entre o PT e PCdoB, em busca de um nome para ocupar a vaga de Aparecida Franco. Dois nomes foram cogitados entre os petistas, mas acabaram declinando da oferta em se tornar vice nesta eleição. A coligação apresentaria nesta segunda-feira, 19, documento desistindo da campanha, mas movimentação interna fez com que o nome do ex-vereador ganhasse força entre os filiados.

Anúncios

O PT corria o risco de, pela primeira vez desde sua fundação, ainda na década de 1980,  não disputar uma eleição para a Prefeitura de Botucatu.

O imbróglio sobre a definição do novo candidato a vice gerou mal estar no âmbito interno do partido, onde Priscila Firmino teria recusado a oficializar a desistência ainda na segunda-feira, 19.

A presidente do Diretório Municipal do PT em Botucatu, dos Santos Lyma, ressaltou que a situação da impugnação não muda a relação com o PCdoB, a quem classificou como “positiva, por novamente ver os dois partidos em alinhamento ideológico nas eleições municipais novamente”. O partido, no entanto, manterá as candidaturas de seus cinco postulantes ao Legislativo botucatuense.

Já para o presidente do PCdoB, Osmir Ribeiro, frisa que não havia nenhum nome por parte da legenda para que substituísse Aparecida Franco e classificou a impugnação como “constrangedora”. No entanto, reafirma que o episódio não afetará a relação que possuem com o PT. “Os dois partidos continuam juntos na expectativa de montar um grupo forte da esquerda em Botucatu, até mesmo para uma futura eleição”, frisou.

Quanto à possibilidade de desistência da campanha por parte da coligação, reforça que o debate eleitoral perderia sem a presença de partidos da esquerda ou centro esquerda (o ex-prefeito Mário Ielo teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral na última sexta-feira, 16 de outubro). “A Cidade perde com a impossibilidade da esquerda não poder falar sobre suas propostas e tínhamos na Cida (Aparecida Franco), a pessoal ideal do PCdoB neste momento”, salientou Ribeiro.

Esta seria a primeira vez na História política botucatuense que duas mulheres negras concorreriam à Prefeitura Municipal. Cláudio Silva foi vereador entre 2004 e 2007.

Partido enfrenta retração nas intenções de votos desde 2012

O PT administrou Botucatu durante os dois mandatos do então prefeito e agora candidato impugnado pelo PDT, Mário Ielo, entre os anos de 2001 e 2008. No entanto, com as crises de imagem em âmbito nacional, com escândalos como o Mensalão, o impeachment de Dilma Rousseff, a Operação Lava Jato e a prisão de seu principal nome, o ex-presidente Lula, a legenda sofreu forte retração de seu eleitorado.

Em 2012, obteve 27.531 votos (40,94% da preferência) na tentativa de Mário Ielo em retornar à Prefeitura, que disputava com o então prefeito João Cury Neto (PSDB). Nas eleições de 2016, com o jornalista Érick Facioli, recebeu 1.495 votos, representando 2,23% dos votos válidos.

Flávio Fogueral

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Um motociclista precisou ser socorrido ao se envolver em um acidente em um cruzamento do bairro Vila Martins, em Avaré (SP),...

Categorias