26 abril, 2024

Últimas:

Protestos no Chile deixam 146 pessoas com ferimentos nos olhos, diz ONG

Anúncios

Um total de 146 pessoas sofreram ferimentos nos olhos durante os protestos no Chile, que começaram a ficar violentos em 18 de outubro. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (1º), são do Instituto Nacional de Direitos Humanos do Chile, que diz que 1.305 pessoas foram atendidas em hospitais até às 23 horas do dia 31.

Segundo a unidade de oftalmologia do Hospital Salvador, ao menos 26 pessoas ficaram cegas devido aos ferimentos sofridos nas manifestações e várias outras correm risco de perder a visão.

Anúncios

Os médicos dizem que os números são muito altos e incomuns mesmo em tempos de protesto e que os ferimentos são causados principalmente por balas de borracha disparadas de distâncias muito curtas.

Em entrevista à Bloomberg, o médico Mauricio Lopez, diz que na última segunda-feira o Hospital Salvador recebeu dez pessoas com ferimentos nos olhos em uma hora, e que, depois disso, outros continuaram chegando. “Foi inacreditável”, afirma.

Anúncios

Segundo o também oftalmologista Patricio Meza, presidente da associação médica do Chile, a média é de 12 pacientes por dia.

Perícia em armamentos

O diretor do Instituto Nacional de Direitos Humanos (NHRI), Sergio Micco, pediu nesta sexta que o governo solicite uma perícia internacional nos armamentos usados pela polícia para o controle da ordem pública durante as manifestações.

“O mais responsável é pedir uma opinião de especialistas internacionais sobre a composição dos objetos que são disparados, sejam eles projéteis, balas de borracha ou metal; e conhecer a composição, potência, pressão e quantidade de pólvora das bombas de gás lacrimogêneo”, disse Micco.

Mulheres vestidas de preto e usando curativos nos olhos participam de protesto em solidariedade aos manifestantes que sofreram ferimentos nos olhos, em Santiago, no Chile, na sexta-feira (1º) — Foto: Martin Bernetti/AFP
Mulheres vestidas de preto e usando curativos nos olhos participam de protesto em solidariedade aos manifestantes que sofreram ferimentos nos olhos, em Santiago, no Chile, na sexta-feira (1º) (Foto: Reprodução)

Excesso de violência

Na terça-feira, o ministro da Justiça chileno, Hernán Larraín, admitiu possíveis violações de direitos humanos por parte de forças de segurança que atuaram nos protestos. Ao menos 20 pessoas morreram desde o início da onda de manifestações no país.

O Chile receberá uma missão de integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), liderados por Michelle Bachelet – ex-presidente chilena e atual alta comissária de Direitos Humanos da entidade.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Botucatu: Contribuinte do Imposto de Renda pode doar parte de seu imposto a pagar para Conselhos Municipais

26/04/2024

Anúncios O contribuinte que tem imposto de renda a pagar pode destinar uma parte do seu...

Categorias