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Uma visita ao Parque Natural Municipal Cachoeira da Marta nesta quarta-feira (2) marcou a última atividade do Projeto Kayru – Educação Ambiental e Unidades de Conservação, projeto de extensão desenvolvido pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do campus de Botucatu.
A iniciativa tem coordenação da professora Carmen Marcati, em parceria com a Prefeitura Municipal de Botucatu e a Fundação Florestal. A ação foi concebida para compartilhar e perpetuar o conhecimento sobre o histórico e os serviços ecossistêmicos prestados pelas unidades de conservação reconhecidas por lei, presentes na cidade: o Parque Natural Municipal Cachoeira da Marta e a Floresta Estadual de Botucatu.
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Desenvolvido junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral (Emefi) Hernani Donato, localizada no Residencial Cedro, o projeto foi dividido em duas frentes de trabalho: a capacitação dos professores para inserir nas disciplinas o conteúdo abordado e os módulos de trabalho com os alunos, em que foram feitas atividades lúdicas, práticas e vivências em áreas naturais.
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O projeto parte da ideia de usar o conhecimento como ferramenta para conservação, capaz de ampliar a visibilidade e o entendimento do que são as áreas protegidas e as provisões ambientais (serviços ecossistêmicos que são prestados e assegurados).
A introdução da temática das Unidades de Conservação junto à rede pública de ensino busca a formação de agentes multiplicadores da consciência ambiental, por meio da ampliação da visão crítica e conhecimento dos serviços ambientais.
Visita
Última atividade do projeto, a visita ao Parque Natural Municipal Cachoeira da Marta envolveu dinâmicas, vivências, observação da natureza e muitas explicações para atender a curiosidade das crianças.
A ação foi viabilizada pela Secretaria do Verde do município. Embora o Parque permaneça interditado, passando por obras estruturais, ele foi aberto exclusivamente para a ação, com toda a equipe dos monitores da Unesp e da secretaria cuidando da segurança dos pequenos visitantes.
“A parceria com a Unesp, mostrando como utilizar uma unidade de conservação, é uma oportunidade inquestionável para essas crianças. Muitas delas nunca foram a uma cachoeira e entendem a importância de conservar essa área. A parceria é vital”, destaca o secretário municipal do Verde, Marcio Piedade Vieira.
Enriquecimento
De acordo com Maria Roseli Lourenço, professora do 4º ano da Emefi Hernani Donato, o projeto enriqueceu o conhecimento das crianças para a vida inteira. “O saber que eles receberam não tem preço. Eles serão futuros cidadãos, aos quais caberá respeitar e cuidar da natureza. Isso vai além dos muros da escola porque eles passarão as informações para os pais, familiares e, no futuro, seus filhos”, afirma.
“Também aprendi muito e, como educadora, compartilharei esses conhecimentos a partir de agora. Os jovens universitários foram muito carinhosos e atenciosos com as crianças”, completa a docente.
“Adorei o projeto e queria começar tudo de novo. Gostei muito do tio Álvaro e de todos os amigos dele. Aprendi que a Cachoeira da Marta é uma área protegida”, avalia o aluno João Pedro, também de 9 anos.
O “tio” Álvaro mencionado pelo estudante é Álvaro Antônio de Almeida Ferreira, residente das Fazendas de Ensino Pesquisa e Extensão da FCA, que abordou a satisfação proporcionada pelo trabalho.
“É uma sensação de dever cumprido. Foi um jeito de levarmos esse conhecimento para as crianças e ficamos contentes por saber que elas entenderam a proposta, se sensibilizaram e estão dispostas a mudar as coisas. Saber que estamos passando a frente o nosso conhecimento é uma alegria”, enfatiza.
Satisfação
A satisfação em participar do projeto foi confirmada por Isabela Borges Hernandes, que faz mestrado em Horticultura na FCA. “É o primeiro projeto de extensão de educação ambiental que participo e foi muito enriquecedor para mim. É ótimo ver as crianças recebendo muito bem as informações, prestando atenção e questionando os conteúdos que transmitimos a eles”, ressalta.
O Projeto Kayru é desenvolvido pelos seguintes autores: Álvaro Antônio de Almeida Ferreira, Beatriz Papin Fabrin, Gabryella de Farias Duarte, Helena Ronchi, Isabela Borges Hernandes, João Francisco Coelho e Mayara Romão, com a colaboração de Cláudia Macedo Reis, Fernanda Cristina Bernardi Francisco, Márcio Piedade Vieira e a professora Renata Cristina Batista Fonseca.