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Em mais uma ação de humanização, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) implantou o projeto Boletim Virtual, para que os familiares de pacientes internados em UTI com diagnóstico de COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) tenham notícias diretamente dos médicos, por meio da realização de videochamadas.
Além do acolhimento, o Boletim Virtual busca esclarecer dúvidas e atualizar as principais informações os familiares sobre o paciente, que, devido ao diagnóstico, não pode receber visitas, já que uma das principais medidas do tratamento é o isolamento.
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“Mesmo virtualmente, podemos garantir um acesso mais humanizado dos familiares às informações do seu ente querido, em que o médico responsável pelo caso fala diretamente com os familiares por vídeo, esclarecendo todas as informações, dúvidas e dando todo o apoio e orientações necessárias”, explica a coordenadora do Serviço de Terapia Intensiva (SETI) do HCFMB, Patrícia Polla.
O projeto é uma iniciativa do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) da unidade em conjunto com o SETI do HCFMB, além do apoio do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e do Centro de Informática Médica (CIMED).
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A gerente acadêmica do DGAA, Daniela Ponce, avalia que o Boletim Virtual ameniza o desgaste emocional e a ansiedade dos familiares. “Neste momento, a maior necessidade da família é saber sobre o estado paciente. E mesmo por telefone, podem surgir dúvidas ou insegurança. O Boletim Virtual permite que a equipe médica da UTI esteja à disposição destes familiares, para que eles se sintam acolhidos, seguros e confiantes no nosso trabalho”, finaliza.
Fonte: Governo de SP