19 abril, 2024

Últimas:

Programa Segundo Tempo realiza acantonamento com alunos da Escola Elda

Anúncios

A Escola Municipal de Ensino Fundamental – Profª Elda Moscogliato, localizado na antiga CESP, foi palco nesta semana de um acantonamento com cerca de 40 alunos participantes do programa Segundo Tempo. A atividade teve início às 19 horas de segunda-feira (12) e foi concluída às 8 horas de terça-feira (13).
 
Ao longo da noite foi promovido caça ao tesouro, gincanas, queimada, jogos esportivos, atividades culturais, festinha e muito mais. Os alunos ainda puderam se deliciar com muito cachorro quente, refrigerante e bolo no café da manhã. A atividade, desenvolvida e coordenada pela professora Fabiola  Helena Gobette Lopes, contou com a colaboração de monitores.
 
De acordo com Mara Ruiz, coordenadora do programa Segundo Tempo em Botucatu, este evento foi cercado de bastante expectativa pelos alunos. “Foram muitos momentos de aventura e emoção, imensamente esperados durante este mês, quando os estudantes se encheram de expectativas na preparação do evento que marcou  de forma positiva. Uma experiência jamais vivenciadas por eles”, comenta.
 
Ainda segundo Mara, a proposta é oportunizar momentos que contribuam aos participantes conquistarem mais confiança, autonomia, desligando-se das tecnologias, fortalecendo amizades e resiliência. Além disso, a iniciativa proporciona o desenvolvimento de brincadeiras pouco vivenciadas atualmente e habilidades sociais.
 
“O acantonamento é uma atividade de encorajamento, com brincadeiras que contribuem para a construção de um ótimo ambiente. As crianças vencem seus medos, compartilham tarefas, resolvem as divergências e percebem a importância de uma comunicação sincera. O acantonamento constrói um trabalho em equipe fortalecendo valores como amizade e respeito. Agradeço a professora e todos os voluntários que participaram deste dia, pois sem eles não seria possível proporcionar este evento para as crianças”, conclui Mara.
 
Cerca de 1,5 mil crianças atendidas 
O Programa Segundo Tempo, desenvolvido em parceria com o Governo Federal através do Ministério do Esporte, tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte para promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. 
 
São oferecidas modalidades esportivas coletivas (basquete, handebol, futsal e voleibol), individuais (atletismo, dama e xadrez), além de atividades complementares como oficinas culturais e educativas. O programa ainda desenvolve atividades com materiais recicláveis, despertando nas crianças a criatividade na confecção de seus próprios brinquedos.
 
Em Botucatu, o programa Segundo Tempo já está na sua quarta adesão e conta atualmente com 20 núcleos, atendidos por 20 professores de educação física e 20 monitores de atividades esportivas, que são responsáveis pela elaboração e execução dos planos pedagógicos e atividades junto aos alunos.  
 
Os núcleos são as seguintes unidades escolares: Elda Moscogliato,  João Queiroz Marques, Jonas Alves de Araújo, Américo Virgínio dos Santos,  Luiz Carlos Aranha Pacheco, Angelino de Oliveira, José Antônio Sartori, Antenor Serra, Cardoso de Almeida, Francisco Guedelha (CRAS do Parque Imperial), João Maria de Araújo Júnior e Luiz Tácito Virgínio dos Santos. 
 
Atualmente o programa conta com cerca de 1.500 crianças na faixa etária de 6 a 15 anos, no contra turno escolar.

 

Últimas

O Banco Popular lança uma nova campanha ‘We Follow Your Rhythm’ e introduz a marca sonora

18/04/2024

Anúncios Porto Rico é uma reconhecida plataforma global de talentos musicais, com uma variedade de ritmos...

Categorias