07 de setembro, 2024

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Professor de Botucatu cria projeto para auxiliar pessoas e animais com sensibilidade a ruídos e fogos de artifício

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Um professor da cidade de Botucatu, no estado de São Paulo, desenvolveu um projeto inovador que visa ajudar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa surgiu a partir do relato de um morador local, que enfrentava dificuldades em determinados dias da semana devido aos ruídos causados por fogos de artifício. Para evitar o sofrimento de seu filho autista, eles precisavam se deslocar de carro para uma estrada distante da cidade e, em alguns casos, passar a noite lá até o término do evento.

A plataforma foi idealizada pelo professor de Geografia, Elis Pinto Júnior, e desenvolvida como parte das disciplinas de Cartografia e Justiça e Cidadania, em colaboração com os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Pedretti.

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O objetivo central da plataforma é fornecer informações sobre a localização e distância entre todas as residências e estabelecimentos sensíveis a ruídos, como hospitais, casas de repouso e creches que abrigam pessoas ou animais com sensibilidade a sons altos, fogos de artifício, entre outros.

Devido à restrição de acesso a determinados sites nos computadores das escolas públicas, a equipe utilizou apenas plataformas gratuitas para desenvolver o projeto. O professor destaca que, embora exista uma legislação que proíba esse tipo de evento, agora as pessoas poderão refletir melhor sobre o assunto, graças ao mapa disponibilizado.

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Passo a passo do Projeto

Os alunos criaram uma pesquisa utilizando uma planilha do Google Forms para identificar as regiões da cidade com maior incidência de ocorrências relacionadas a ruídos.

Foram analisados os dados disponíveis nos sites da Polícia Militar e Guarda Municipal, comparando o número de chamadas de emergência com o número de eventos mencionados pelos entrevistados. Observou-se uma diferença significativa entre ambos, destacando a necessidade de conscientização sobre o impacto desses eventos na comunidade.

Utilizando a ferramenta My Maps, disponibilizada gratuitamente pelo Google, os alunos marcaram os locais com maior incidência de ocorrências e os estabelecimentos com pessoas e animais sensíveis a ruídos.

As marcações foram personalizadas para facilitar a visualização no mapa. As residências com animais sensíveis receberam um ícone representando um cão protegendo os ouvidos, enquanto as casas com crianças autistas foram identificadas pelo símbolo do autismo.

Com o mapa finalizado, as pessoas poderão identificar a distância entre sua residência e os espaços sensíveis. O próximo passo é disponibilizar o mapa para a população.

O projeto foi inscrito em competições e o resultado será divulgado em setembro, o que pode proporcionar maior visibilidade e reconhecimento para a iniciativa.

O professor Elis e seus alunos demonstraram grande comprometimento ao desenvolver essa plataforma, que certamente terá um impacto positivo na vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, além de promover a conscientização sobre a importância de considerar as necessidades e sensibilidades de todos os membros da comunidade.

Esse projeto exemplar mostra como a educação pode desempenhar um papel fundamental na busca por soluções inovadoras e inclusivas, melhorando a qualidade de vida das pessoas e fortalecendo os laços sociais em nossa sociedade.

Grupo LN de Comunicação

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