Anúncios
ma comitiva do governo do Estado está em missão oficial na China em busca de investimentos. Chefiada pelo governador João Doria (PSDB), um extenso grupo de secretários estaduais, empresários e investidores terão extensa agenda na segunda maior economia do mundo.
Objetivo é fomentar o desenvolvimento econômico entre o Estado e investidores internacionais. O governador e a delegação- incluindo 35 empresas- passarão uma semana no país asiático. Na oportunidade será inaugurado o escritório da InvestSP em Xangai.
Anúncios
Além da instalação de empresas nos dois países, a visita também buscará investimento na área de transportes, logística e geração de energia elétrica.
Por isso, foram convidados especialistas do setor para debater as necessidades e potencialidades de um possível acordo Brasil e China. Entre os convidados está o professor da Faculdade de Tecnologia de Botucatu, Luís Fernando Nicolosi Bravin, especialista nas áreas de logística e transporte, com ênfase em hidrovias, engenharia naval e oceânica, além de infraestrutura.
Anúncios
O convite ao professor veio do próprio governo paulista e o mesmo estará, nos próximos dias, em visitas a empresas de logística e despoluição de rios. “O principal objetivo é aprender como fizeram os investimentos, quais os acertos, tecnologias desenvolvidas e fomentar parcerias”, frisou Bravin.
Relações São Paulo e China
O último acordo entre o Estado de São Paulo e o Governo Chinês foi assinado em novembro passado. Na ocasião, Câmara de Comércio Internacional da China e InvestSP estabeleceram um acordo para promover investimentos e divulgar atividades das duas regiões.
São Paulo e China possuem 11 acordos de cooperação. A maioria deles visa fortalecer relações em setores de investimentos, agricultura e esportes.
Um estudo da Comissão Especial para a América Latina e o Caribe (Cepal), de 2005 a 2017, mostra que o Brasil recebeu 55% dos investimentos chineses na América Latina. Segundo o Ministério do Planejamento, foram investidos U$ 53,9 bilhões entre 2003 e 2018.
Fonte: Notícias Botucatu por Flávio Fogueral