29 de novembro, 2024

Últimas:

Procuradores da Bolívia emitem mandado de prisão contra ex-presidente Evo Morales

Anúncios

Procuradores da Bolívia emitiram nesta quarta-feira (18) um mandado de prisão contra o ex-presidente Evo Morales por suposta sedição e terrorismo relacionados a acusações do governo interino de que o ex-presidente estaria causando distúrbios desde que renunciou ao cargo.

Luis Fernando Guarachi, chefe da Divisão de Corrupção Pública da polícia boliviana, confirmou a jornalistas em La Paz que o mandado foi emitido.

Anúncios

O ministro do Interior boliviano, Arturo Murillo, divulgou uma foto pelo Twitter do que parecia ser o mandado de prisão e acrescentou: “FYI Señor (Morales).”

Murillo é membro do governo interino da presidente Jeanine Añez, ex-senadora da oposição a Morales. Ela assumiu a Presidência em novembro, após Morales renunciar sob pressão de forças de segurança e manifestantes contrários a seu governo, em meio a relatos de irregularidades na eleição presidencial de 20 de outubro.

Anúncios

Segundo a agência France Presse, Morales disse que a ordem de prisão “não o assusta” e que a decisão foi “injusta e inconstitucional”.

Argentina

Evo Morales está atualmente na Argentina com status de refugiado. Em novembro, Morales foi para o México após deixar a presidência, sob pressão das Forças Armadas bolivianas e em meio a uma onda de protestos por sua questionada reeleição em primeiro turno.

No dia 6 de dezembro, ele viajou para Cuba para uma consulta médica, de acordo com Gabriela Montaño, ex-ministra da Saúde da Bolívia, e de lá viajou para a Argentina.

O jornal “El País” afirmou, segundo fontes, que o objetivo de Evo é ficar mais perto da Bolívia e ter contato direto com os dirigentes do seu partido, o Movimento ao Socialismo (MAS). Os seus dois filhos também deixaram a Bolívia e foram para a Argentina ainda em novembro.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Para Fabiano Zettel, CEO da Moriah Asset, Brasil tem enorme potencial para destacar-se no mercado de doces com produtos típicos...

Categorias