25 de novembro, 2025

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Procon faz ação em Botucatu para evitar prejuízos na Black Friday

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Atendimentos presenciais e conteúdos digitais buscam alertar consumidores sobre direitos e cuidados durante o período de promoções

O Procon-SP está realizando uma série de ações de orientação em todo o Estado para o período da Black Friday, que deixou de ser restrita a um único dia e passou a ocupar praticamente todo o mês de novembro. Em Botucatu, o Procon Móvel estará presente para oferecer atendimentos, esclarecer dúvidas e registrar reclamações relacionadas às compras promocionais.

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As iniciativas envolvem conteúdos digitais produzidos em parceria com Procons municipais e atendimento presencial em estações de trem e metrô da Capital. No interior, incluindo Botucatu, equipes do Procon Móvel vão tirar dúvidas sobre cobranças indevidas, produtos não entregues, descontos não autorizados, superendividamento e questões relacionadas a planos de saúde.

O objetivo das ações é reforçar informações importantes para que os consumidores identifiquem riscos, compreendam seus direitos e reduzam problemas típicos desse período de grande volume de compras.

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Para facilitar o atendimento, já está disponível no site do Procon-SP um atalho específico para reclamações relacionadas à Black Friday, permitindo que os casos recebam tratamento mais rápido e direcionado.

Uma palestra online intitulada “De Olho na Black Friday 2025” será oferecida no dia 25, às 14 horas, com orientações sobre compras online, direito ao arrependimento, trocas e formas de pagamento. As inscrições podem ser feitas até 24 de novembro no site do Procon-SP.

Nas redes sociais, o órgão estadual divulgará dicas sobre pesquisa de preços, checagem da reputação das empresas, identificação de falsas ofertas e procedimentos em caso de problemas. Um folder com orientações também será distribuído nos postos presenciais e encaminhado aos Procons municipais conveniados.

O Procon-SP ainda está realizando uma consulta inédita sobre hábitos de compra dos consumidores durante a Black Friday. A pesquisa “De Olho na Black Friday! O que pensam os consumidores sobre preços e promoções” ficará disponível no site do órgão até 16 de novembro e pretende apoiar futuras ações de defesa do consumidor.

Além das orientações aos consumidores, o Procon-SP enviou cartas de recomendação às dez empresas mais reclamadas na Black Friday de 2024, reforçando a importância de práticas transparentes, respeito ao direito de arrependimento, cumprimento de prazos de entrega e prevenção de fraudes.

As equipes de Fiscalização também já monitoram sites de varejistas para identificar ofertas enganosas. Na semana do evento, fiscais realizarão inspeções em lojas físicas da Capital e de diversas regiões do Estado. Empresas que descumprirem o Código de Defesa do Consumidor estarão sujeitas às penalidades previstas em lei.

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