29 março, 2024

Últimas:

Primeiro lote de 100.000 vacinas russas contra a Covid-19 chega à Venezuela

Anúncios

Um primeiro lote de 100 mil vacinas Sputnik V, de 10 milhões acertadas com a Rússia, chegou à Venezuela neste sábado (13), anunciou o governo de Nicolás Maduro.

A carga chegou ao aeroporto internacional de Maiquetía, que serve Caracas, transferida de Moscou em avião da companhia aérea venezuelana Conviasa.

Anúncios

“Estamos orgulhosos da cooperação Rússia-Venezuela” em meio às sanções financeiras impostas pelos Estados Unidos para tentar tirar Maduro do poder, disse a vice-presidente Delcy Rodríguez à imprensa.

“É o resultado de um trabalho frutífero” de ambos os países, disse o embaixador russo em Caracas, Sergey Melik-Bagdasarov.

Anúncios

A Venezuela participou dos ensaios clínicos do Sputnik V.

Funcionários do aeroporto venezuelano colocam em um caminhão refrigerado pacotes contendo 100.000 doses da vacina russa Sputnik V contra o vírus COVID-19 no aeroporto internacional Simon Bolivar em La Guaria, Venezuela, em 13 de fevereiro de 2021 — Foto: Yuri CORTEZ / AFP
Funcionários do aeroporto venezuelano colocam em um caminhão refrigerado pacotes contendo 100.000 doses da vacina russa Sputnik V contra o vírus COVID-19 no aeroporto internacional Simon Bolivar em La Guaria, Venezuela (Foto: Reprodução)

O lote representa 1% do total acertado em novembro com a Rússia por uma delegação do governo do país caribenho em visita a Moscou.

Maduro disse que os funcionários da saúde serão vacinados prioritariamente, mas também os ativistas de seu partido político Somos Venezuela.

O presidente socialista projetou que o processo de vacinação em massa começaria em abril. Nem Caracas nem Moscou especificaram quando o próximo lote chegará.

Além dos 10 milhões de doses acertados com a Rússia, a Venezuela reservou entre 1,4 e 2,4 milhões de vacinas AstraZeneca por meio do sistema Covax da Organização Mundial de Saúde (OMS).

No entanto, essas doses não conseguiram chegar à Venezuela, pois o país não pagou sua dívida com a OMS, disse Alena Douhan, relatora especial da ONU para avaliar o impacto das sanções sobre os direitos humanos. O primeiro prazo de pagamento expirou na terça-feira.

O governo de Maduro viu seu acesso às contas de estados estrangeiros limitado, com fundos bloqueados cujo controle está nas mãos do líder da oposição Juan Guaidó, reconhecido como presidente da Venezuela pelos Estados Unidos e cinquenta outros países.

Com 30 milhões de habitantes, a Venezuela tem 132.259 casos confirmados e 1.267 mortes pela Covid-19, segundo dados oficiais, questionados por organizações como a Human Rights Watch.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias