Primeira testagem em drive-thru termina com 56 casos positivos em Bauru

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Um total de 56 moradores de Bauru (SP) ficaram sabendo neste sábado (13) que tiveram resultado positivo para a Covid-19 depois de uma ação de testagem em massa realizada no Sambódromo da cidade.

O local foi palco de uma fila de carros de cinco quilômetros e as senhas para os 1.069 testes disponíveis esgotaram-se em meia hora. A ação, que teve início às 8h e se estendeu até às 15h40, mobilizou quase 140 pessoas entre servidores da saúde e pessoal de apoio de outras áreas.

Entre os testes que deram positivos, 35 foram de exames de antígenos de pacientes que apresentaram sintomas entre o 3º e 7º dia, e outros 21 testes rápidos IGG/IGM de pacientes que não tinham sintomas no momento, mas se referiram a sintomas após 11 a 15 dias até a data da coleta do teste. Os pacientes receberam atendimento médico e colocados em quarentena.

Segundo a prefeitura, entre os pacientes assintomáticos identificados havia relatos de sintomas no período mínimo de 15 dias atrás, ou seja, não foram identificados assintomáticos puros, sem ter apresentado sintomas seja entre o 3º ou no período de 15 dias.

“Esta testagem em massa é muito importante porque ajuda no diagnóstico mais rápido e precoce da população que foi exposta ao Covid-19 e está contaminada neste momento, ou aquela população que já teve o contato com o vírus”, disse o prefeito Clodoaldo Gazzetta.

Grande congestionamento se formou na entrada do Sambódromo e senhas para os testes disponíveis acabaram em meia hora — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação
Grande congestionamento se formou na entrada do Sambódromo e senhas para os testes disponíveis acabaram em meia hora (Fotos: Prefeitura de Bauru/Divulgação)

Segundo a Secretaria de Saúde, este foi o apenas o primeiro de outros testes em massa que deverão ocorrer em outros pontos da cidade. As pessoas que não conseguiram fazer o teste neste sábado terão outras oportunidades e as pessoas com sintomas também podem ser dirigir a uma das unidades de saúde do município. Além dos 15 mil teste já comprados, a prefeitura anunciou que mais 10 mil unidades foram adquiridas.

Segundo a prefeitura, os dados da ação deste sábado são considerados “extraoficiais” porque só serão incorporados aos boletins epidemiológicos após a notificação no Sistema de Vigilância Epidemiológica, o que deverá ocorrer na próxima semana.

Sambódromo foi o palco da primeira ação de testagem em massa em Bauru — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação
Sambódromo foi o palco da primeira ação de testagem em massa em Bauru (Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação)

Fonte: G1

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes