26 abril, 2024

Últimas:

Prevenção é a melhor medida para combater o AVC

Anúncios

OAcidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das doenças mais letais no Brasil e também uma das mais incapacitantes. Sabe-se que o derrame cerebral, como é popularmente conhecido, pode ser causado por vários fatores, entre eles, hipertensão, diabetes, tabagismo, colesterol alto, obesidade e, no caso das mulheres, o uso de anticoncepcionais.

Estatísticas brasileiras indicam que o AVC é a causa mais frequente de óbito na população adulta (10% dos óbitos) e consiste no diagnóstico de 10% das internações hospitalares públicas. Apesar de atingir principalmente a população idosa, de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 4,5 mil mortes por AVC ocorreram em pessoas com menos de 45 anos. Dia 29 de outubro é a data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Federação Mundial de Neurologia para alertar sobre a doença.

Anúncios

“Estima-se que no mundo a cada seis minutos uma pessoa é acometida por um AVC. A incidência é alta e, dependendo do grau, é uma doença bastante incapacitante”, afirma a neurologista da Unimed-BH, Rosamaria Peixoto Guimarães. De acordo com a médica, o AVC é dividido em dois grupos: isquêmico e hemorrágico. O isquêmico corresponde a 70 a 75% dos casos e ocorre em função de uma obstrução de uma artéria cerebral, no caso da formação de um embolo por exemplo, impedindo a passagem de oxigênio e sangue. Já o hemorrágico é menos comum e há o rompimento de uma artéria do cérebro. Neste caso, o rompimento ocorre quando a parede da artéria fica mais fina e não consegue suportar a pressão sanguínea, como ocorre nos aneurismas cerebrais.

A neurologista explica ainda por que precisamos nos preocupar com alguns fatores de risco. “Precisamos alertar a população para os fatores de risco reversíveis: como colesterol alto que pode levar ao surgimento da arteriosclerose, que é o entupimento das artérias, que favorecem o AVC”, explica. O rompimento ou obstrução do vaso sanguíneo no cérebro também pode ser causado por doenças de coagulação, más formações arteriovenosas ou doenças genéticas.

Anúncios

Outro alerta para a população é que o AVC normalmente deixa sequelas graves como paralisação de uma parte do corpo, impactos na fala, na visão, no equilíbrio, confusão e perda de memória, entre outros. De acordo com a neurologista, o grau de incapacidade causada pelo AVC tem a ver com dois fatores principais: a localização no cérebro onde ocorreu o AVC e o tamanho da área atingida. “A localização faz muita diferença porque existem áreas no cérebro que são silenciosas, ou seja, nessa área pode ocorrer um AVC e, simplesmente, o paciente não aparentar sintomas. Já o tamanho do AVC é um ponto de preocupação porque quanto maior a área atingida, maiores serão as sequelas”, explica.

+ Terror noturno acomete principalmente crianças, aponta estudo

Sintomas e diagnóstico

O diagnóstico da doença no início é muito importante para conseguir amenizar as sequelas. “A pessoa pode ter um AVC e não ter um sintoma ou pode ter sintomas transitórios que podem parecer com outras doenças como vertigem, uma fraqueza que ela não consegue identificar”, explica a neurologista. A especialista reforça ainda que as pessoas devem ficar alertas para sensações de fraqueza em um lado do corpo, como braço e/ou perna. Outros sinais visíveis podem ser assimetria do rosto (paralisia facial), alteração da fala, ficar sem conseguir pronunciar uma palavra, alteração visual, com perda total ou parcial da visão.

A neurologista da Unimed-BH alerta ainda que quanto mais rápido a pessoa for atendida por um especialista, melhor. “Hoje em dia existem tratamentos e procedimentos emergenciais que são feitos na maioria dos hospitais, inclusive na rede pública. Mas mesmo que o paciente seja atendido depois, há procedimentos a serem seguidos. “É importante que o paciente fique internado, em observação, e não seja liberado. Os procedimentos e acompanhamentos feitos durante a fase inicial do acidente vascular cerebral podem evitar complicações maiores”, conclui.

Fonte LifeStyle

Últimas

Brasileiros buscam oportunidades de investimentos livres de Imposto de Renda

Brasileiros buscam oportunidades de investimentos livres de Imposto de Renda

26/04/2024

Com o IR em alta, brasileiros buscam alternativas para aumentar rendimentos e simplificar obrigações fiscais. Investimentos...

Categorias