25 de novembro, 2024

Últimas:

Presidentes de Brasil e Colômbia defendem maior cooperação entre os dois países na proteção da Amazônia

Anúncios

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Bogotá, na Colômbia, esta semana, e ao lado do presidente do país, Gustavo Petro, defendeu a cooperação dos dois governos em agendas estratégicas, como desenvolvimento sustentável, proteção da Amazônia e ação contra a crise climática.

“A vocação para unir o Caribe, o Pacífico e a Amazônia torna a Colômbia um sócio indispensável. Estamos bem-posicionados para fazer frente ao imperativo da transição ecológica e da reindustrialização de nossas economias”, afirmou Lula em seu discurso no encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia. “Compartilhamos a maior floresta tropical do mundo, uma reserva de biodiversidade incomparável e fonte de conhecimento e tecnologias valiosas”.

Anúncios

O mandatário brasileiro enfatizou que fomentar a bioeconomia pressupõe o uso adequado desses recursos, em harmonia com a natureza e com os povos da floresta, como pactuado na Cúpula da Amazônia, realizada em agosto do ano passado.

“A Colômbia estará no centro desse debate ao sediar a COP-16 da Biodiversidade em Cáli, no final deste ano. O uso de energias renováveis é igualmente central para o desenvolvimento sustentável”, acrescentou. “Quando participou da Cúpula de Chefes de Estado da América do Sul, o presidente Petro afirmou que ‘a América do Sul pode ser a Arábia Saudita da energia limpa’. Ele tem toda a razão. A maior parte do fluxo de investimentos entre nossos países já se concentra no setor energético.”

Anúncios

Lula seguiu dizendo que a Petrobras contribui para o desenvolvimento e a segurança energética da Colômbia há quase meio século e tem investido em pesquisa e desenvolvimento de combustíveis de baixo carbono e que, com foco na COP30 que será realizada em Belém, no Pará, em 2025, e no compromisso de caminhar rumo à descarbonização, o país irá ampliar os investimentos em energias limpas.

O líder colombiano reforçou a importância de uma ação concentrada entre Brasil e Colômbia para proteger a Amazônia e conter as mudanças climáticas, conforme relatado pelo portal Clima Info. “Se acabar a floresta amazônica, não haverá água em Bogotá e em toda a Cordilheira [dos Andes]. Aqui temos uma atuação comum de Brasil e Colômbia convidando os demais países amazônicos para salvar a floresta.”

Fonte: Um Só PlanetaFoto: Ricardo Stuckert/PR

Talvez te interesse

Últimas

A compra é o primeiro computador quântico supercondutor de pilha completa do Taiwan Semiconductor Research Institute (TSRI). Isso ajudará o...

Categorias