Anúncios
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, escreveu nesta sexta-feira (30) no Twitter um convite para os eleitores comparecerem às urnas no domingo (2) e pediu “paz, consciência e responsabilidade”.
Eleitoras e eleitores, compareçam no Domingo, 2/10. Vamos todos votar com Paz, Segurança e Harmonia; Respeito e Liberdade; Consciência e Responsabilidade. Juntos, todas as brasileiras e brasileiros na grande festa da Democracia: as eleições gerais de 2022.
— Alexandre de Moraes (@alexandre) September 30, 2022
No domingo, 156 milhões de brasileiros estarão aptos a votar no primeiro turno das eleições. A população vai escolher presidente, governador, deputado federal, senador e deputado estadual (ou distrital).
Anúncios
Na rede social, Moraes classificou a votação como a “festa da democracia”.
“Eleitoras e eleitores, compareçam no domingo, 2/10. Vamos todos votar com paz, segurança e harmonia; respeito e liberdade; consciência e responsabilidade. Juntos, todas as brasileiras e brasileiros na grande festa da democracia: as eleições gerais de 2022”, afirmou o ministro.
Anúncios
Moraes vai fazer um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV no sábado (1º), véspera do pleito.
O TSE é responsável pela organização e realização das eleições e contagem dos votos.
Reunião com observadores internacionais
Na quinta-feira (29), Moraes se reuniu com observadores internacionais que vão acompanhar as eleições no Brasil.
Também estiveram presentes a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber; e o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Na ocasião, Moraes lembrou que o país vive, desde o fim da ditadura militar, o maior período de estabilidade de sua história. Ele reafirmou que as eleições no país são limpas, seguras e transparentes.
“Mais de 156 milhões de brasileiros se dirigindo no domingo para escolher seus representantes. A Justiça Eleitoral reafirma seu papel constitucional para a escolha transparente e segura das escolhas democráticas”, disse Moraes aos observadores internacionais.
Fonte: G1