18 abril, 2024

Últimas:

Presidente do Chile promulga lei migratória que facilita expulsões administrativas

Anúncios

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, promulgou neste domingo (11) uma nova lei migratória, que visa a regular a entrada ilegal de estrangeiros, principalmente venezuelanos, e que facilita as expulsões administrativas, medida que preocupa organizações que defendem os direitos dos migrantes.

A norma, promulgada após oito anos de tramitação no Congresso, substitui uma lei de 1975 e determina que os estrangeiros que desejarem viver no país deverão solicitar um visto com esse fim nos consulados chilenos. Também cria o Serviço Nacional de Migrações, para padronizar o processo migratório.

Anúncios

“O principal objetivo desta nova Lei de Migrações é colocar ordem, por meio de uma política ordenada, segura e regular”. O Chile enfrenta uma onda imigratória desde 2014, composta, principalmente, por venezuelanos, declarou Piñera após a promulgação do texto em Iquique, a 2.000 km de Santiago.

A nova lei também irá facilitar as expulsões administrativas de estrangeiros que tentarem entrar no país “clandestinamente, sem cumprir nossas leis, tampouco validar seus antecedentes criminais”, assinalou o presidente.

Anúncios

“Essa medida deixa um espaço muito amplo de discricionariedade e sem controle da autoridade policial que está na fronteira”, disse à AFP, Waleska Ureta, diretora nacional do Serviço Jesuíta a Migrantes (SJM). “Também poderia constituir uma alteração dos direitos dos imigrantes.”

Em janeiro, mais de 3,8 mil venezuelanos tentaram entrar a pé no Chile a partir da Bolívia. “As pessoas originárias da Venezuela, que vivem uma crise humanitária em seu país, devem ser consideradas como sujeitas a proteção, ainda mais com a crise de saúde, que mantém as fronteiras fechadas”, assinalou Waleska.

Desde 2014, cerca de 500 mil venezuelanos fixaram-se no Chile, tornando-se a colônia estrangeira mais numerosa. Em 2018, o governo Piñera pôs em vigor um visto de responsabilidade para os venezuelanos que desejarem se estabelecer legalmente, mas apenas 27% dos pedidos foram aprovados.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Ninguém acerta e prêmio da Mega-Sena vai a R$ 100 milhões

18/04/2024

Anúncios Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.714 da Mega-Sena, realizado na noite desta quinta-feira (18) no Espaço...

Categorias