24 abril, 2024

Últimas:

Presidente da Câmara dos EUA pede a Mike Pence que acione 25ª Emenda para afastar Trump da presidência

Anúncios

A presidente da Câmara dos deputados dos EUA, Nancy Pelosi, informou nesta quinta-feira (7) que solicitou ao vice-presidente Mike Pence que acione a 25ª Emenda da Constituição para afastar o presidente Donald Trump do cargo, após a invasão ao Capitólio na tarde de quarta.

“Eu me uni ao líder democrata no Senado ao pedir ao vice-presidente que destituísse este presidente invocando imediatamente a Emenda 25. Se o vice-presidente e o gabinete não o fizerem, o Congresso pode estar preparado para prosseguir com o impeachment”, disse Pelosi a jornalistas em um pronunciamento.

Anúncios

“O presidente cometeu um ataque indescritível à nossa nação e ao nosso povo. O presidente dos Estados Unidos incitou uma insurreição contra a América”, justificou a deputada.

Na quarta-feira, o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, já havia falado sobre sua intenção de fazer o pedido a Pence, e um grupo de congressistas democratas enviou uma carta nesse sentido ao vice-presidente.

Anúncios

Segundo a imprensa dos EUA, alguns líderes do Partido Republicano também discutem a possibilidade de apoiar a convocação da 25ª Emenda, por concordar que Trump seja o responsável por incitar os atos de violência da quarta-feira.

Manifestantes pró-Trump adentram o Capitólio em protesto — Foto: Saul Loeb/AFP
Manifestantes pró-Trump adentram o Capitólio em protesto (Fotos: Reprodução)

A 25ª Emenda teria de ser acionada pelo vice Mike Pence, com a anuência da maioria dos membros do Gabinete de Trump. A ação é cabível de contestação por parte do presidente, em uma carta redigida ao Congresso. A remoção permanente do mandatário necessita da aprovação da maioria de dois terços do Congresso – 67 senadores e 290 representantes.

Como explica a colunista Sandra Cohen, ratificado em 1967, como reflexo do assassinato de John Kennedy, o instrumento legislativo pode ser invocado quando o presidente se mostra incapaz de desempenhar suas funções por uma doença física ou mental.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Autoconhecimento pode ajudar na mudança de carreira

Autoconhecimento pode ajudar na mudança de carreira

24/04/2024

Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo, profissionais podem descobrir no autoconhecimento...

Categorias