25 de novembro, 2024

Últimas:

Presidente Bolsonaro faz discurso de abertura da 77ª Assembleia Geral da ONU em Nova York nesta terça

Anúncios

O presidente Jair Bolsonaro discursa nesta terça-feira (20) na abertura do debate-geral da 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Por tradição, o Brasil é o primeiro país a discursar na sessão de debates desde 1955.

Esse será o quarto discurso de Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU. Em 2020, o evento foi virtual em razão da pandemia e o presidente enviou um vídeo gravado.

Anúncios

Ao todo, líderes mundiais de 193 países devem se reunir na Assembleia Geral, incluindo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que foi autorizado pelo plenário a participar remotamente em razão da invasão do país pela Rússia.

Além de fazer o discurso de abertura, segundo o Ministério das Relações Exteriores, Bolsonaro deve se reunir com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e com os presidentes da Polônia, Andrzej Duda, e do Equador, Guilhermo Lasso – ambos, de direita e conservadores.

Anúncios

Bolsonaro viajou de Londres para Nova York na tarde desta segunda (19) – o presidente e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, estavam na capital do Reino Unido para o funeral da rainha Elizabeth II. A comitiva presidencial deve embarcar de volta para Brasília ainda nesta terça, ao fim das agendas oficiais.

O ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, deve permanecer em solo norte-americano e, segundo o Itamaraty, terá “encontros com homólogos de vários países e de eventos multilaterais de grupamentos dos quais o Brasil é parte”.

Ainda de acordo com o Itamaraty, a delegação brasileira participará de reuniões sobre “temas como desenvolvimento sustentável, educação, minorias étnicas, eliminação de armas nucleares, operações de paz, reforma do Conselho de Segurança, conflito na Ucrânia e mediação”.

O tema da 77ª Assembleia Geral da ONU é “Um momento divisor de águas: soluções transformadoras para desafios interligados”. A chamada “semana de alto nível” do evento – quando participam chefes de Estado, ministros e secretários – se estende até a próxima segunda (26).

Brasil é primeiro a discursar

Desde a 10º Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1955, o Brasil é o primeiro país a discursar no debate geral. Antes, em 1947, o diplomata brasileiro Osvaldo Aranha já tinha sido o primeiro orador na 2ª Assembleia Geral, que foi presidida por ele.

A tradição só não foi seguida em 1983 e 1984, quando o então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, foi o primeiro a usar o microfone.

Em geral, os EUA falam em seguida ao Brasil, na posição de “país-sede” da Assembleia-Geral da ONU. A ordem dos demais países segue outros critérios, incluindo o nível hierárquico de quem fará o discurso (chefe de Estado, ministro ou embaixador).

Antes de Bolsonaro, devem usar o microfone nesta terça dois representantes da própria ONU: o secretário-geral da organização, António Guterres; e o presidente da 77ª Assembleia, o diplomata húngaro Csaba Kőrösi.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios VICTORIA, Seychelles, Nov. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, principal bolsa de criptomoedas e empresa Web3 anunciou uma...

Categorias