Anúncios
Naftali Bennett (foto) chegou neste domingo (12) aos Emirados Árabes Unidos. Esta é a primeira visita oficial de um chefe de governo israelense à monarquia do Golfo, que normalizou suas relações com Israel em 2020. A questão iraniana deve ser abordada durante a visita “histórica” do primeiro-ministro.
A visita não foi anunciada antecipadamente e nenhum jornalista acompanhou o primeiro-ministro Naftali Bennet no avião oficial que o levou até Abu Dhabi. Um encontro com o príncipe herdeiro, o xeique Mohamed bin Zayed, é o ponto centro da viagem relâmpago. O encontro está previsto para a manhã desta segunda-feira (13).
Anúncios
Um comunicado do gabinete de Bennett indicou que o objetivo da visita é reforçar “os laços” entre os dois países que normalizaram suas relações há pouco mais de um ano, em setembro de 2020. Segundo a imprensa de Israel, a questão iraniana, tema que mais preocupa as autoridades israelenses neste momento, também está na pauta de discussões.
Os dois líderes devem discutir ainda sobre “questões econômicas e regionais que contribuam para a riqueza, prosperidade e fortalecimento da estabilidade” entre Israel e Emirados.
Anúncios
Bennett disse antes de embarcar que a visita “histórica” tem como objetivo “aprofundar a cooperação em todos os âmbitos. As relações são excelentes, devemos cultivá-las, fortalecê-las e construir a paz entre os povos”, afirmou em um vídeo divulgado por seu gabinete.
Os chamados ‘Acordos de Abraão’ também geraram pactos semelhantes com Marrocos e Sudão. Eles foram assinados pelo ex-primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e aprovados pela atual coalizão no poder em Israel.
Fonte: Yahoo!