29 março, 2024

Últimas:

Prefeitura revê piscinões e aposta na construção da Represa do Véu de Noiva

Anúncios

A Administração Muni­cipal vem enfrentando problemas burocráticos e orçamentários para via­bilizar o projeto de cons­trução de diversos equi­pamentos para acabar com os alagamentos na região central da Cidade. Dos cinco projetos de ar­mazenamento de águas de chuvas projetados, um está em andamento, na região da Rodovia Mare­chal Rondon. Os projetos no Córrego do Tenente e Antártica aguardam posi­cionamento da CETESB.

Conforme explicou o Prefeito Mário Pardini, dois reservatórios não serão possíveis construir por estarem planejados em área de preservação ambiental, na região do Lavapés, e o terceiro, na região do Córrego Água Fria, não será executado por conta do alto custo na desapropriação da área.

Anúncios

“Dos cinco planejados, iniciamos a construção do primeiro, às margens da Rodovia Marechal Ron­don, mas temos proble­mas de licenciamento de dois, por estarem planeja­dos em área de proteção ambiental. O Ministério das Cidades não libera recursos para piscinões em áreas de APA. O re­servatório na região do Ribeirão Água Fria não vai ser possível construir por conta do custo, só a desa­propriação custaria cerca de R$ 24 milhões”, expli­cou o Prefeito Pardini, du­rante entrevista na Rádio Clube FM.

Ainda segundo infor­mou o Prefeito, na região do Lavapés a Prefeitura de Botucatu vai instalar gabiões para proteger as margens do ribeirão. Também é possível fazer aprofundamento da ca­lha do ribeirão, em trecho pré-determinado, mas não será construído um piscinão.

Anúncios

Represa Véu de Noiva

Na tarde desta sexta­-feira, a Prefeitura de Bo­tucatu convidou a impren­sa da cidade para uma visita na região do Véu de Noiva, onde está sendo planejada a construção de uma represa que per­mitirá armazenar cerca de 10.000.000m³ (dez mi­lhões de metros cúbicos) ou 10 bilhões de litros de água, destinados ao abas­tecimento residencial, comercial e industrial da Cidade.

Segundo exemplificou o Prefeito Mário Pardini, com esse volume de água é possível enfrentar por mais de dez meses uma eventual estiagem no Município, usando exclu­sivamente a água do Rio Pardo. Atualmente o mu­nicípio de Botucatu tem uma pequena represa, na região Sul, e reservató­rios instalados na Cidade, além de um hidroanel, que permite o abastecimento.

“Na semana passada levamos os vereadores para conhecerem o nosso projeto de represamento dessa água. Nesta sex­ta-feira convidamos os radialistas e jornalistas da cidade e região para conhecer o nosso proje­to, que dará segurança no abastecimento hídrico de Botucatu nos próximos 40 anos, permitindo o de­senvolvimento da cidade”, assegurou.

Essa represa proposta pelo Prefeito Mário Par­dini terá uma barragem de aproximadamente 20 metros de altura (a partir do nível do solo), que ocu­pará cerca de 280 hecta­res de terra. Além disso, o projeto exigirá a formação de 140 hectares de plan­tio de floresta nativa e a recuperação de áreas de­gradadas.

Jornal Leia Notícias Por Haroldo Amaral

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias