16 abril, 2024

Últimas:

Prefeitura e Santa Casa traçam plano de enfrentamento para nova variante do coronavírus encontrada em Jaú

Anúncios

A prefeitura de Jaú e a direção da Santa Casa traçaram um plano de enfrentamento para conter a variante amazonense do coronavírus que foi confirmada neste fim de semana na cidade.

De acordo com as autoridades municipais, três pessoas foram diagnosticadas com a variante da doença, que recentemente foi descoberta em Manaus (AM) e é mais contagiosa que o vírus normal.

Anúncios

A cidade já estava classificada na fase vermelha do Plano São Paulo e vem seguindo as restrições estabelecidas.

Segundo a prefeitura, as pessoas estão sendo alertadas a permanecerem em suas casas, respeitando o isolamento social, e os comércios não essenciais continuam proibidos de funcionar.

Anúncios

No entanto, mesmo assim, neste fim de semana, mais de 15 estabelecimentos de serviços não-essenciais foram notificados em operação de fiscalização da prefeitura.

O secretário de saúde de Jaú, Rodrigo Brandão, explica que os casos de contaminação na cidade são preocupantes.

Isso porque, de acordo com ele, do dia 1º ao dia 7 de fevereiro, foram registradas 41 mortes e, do dia 8 ao dia 14, mais 30 pessoas não resistiram e também morreram na cidade.

Desgaste na Santa Casa

A Santa Casa de Jaú está operando com 130% da sua capacidade nos leitos de UTI Covid nesta segunda-feira (15). Além disso, nove pacientes aguardam internação em UTI no pronto-socorro. A média de mortes registradas na cidade é a maior do centro-oeste paulista e está chegando a cinco óbitos por dia.

A saúde em Jaú ainda enfrenta a falta de profissionais na linha de frente contra a Covid-19. “Os profissionais estão extremamente cansados, extremamente sobrecarregados. Muitos abandonam o trabalho no meio do plantão, porque a situação é muito complexa”, relata o secretário.

E acrescenta: “a Santa Casa vai fazer um recrutamento, nós vamos tentar médicos de outras regiões, que não estejam com uma situação tão grave, para trazer, para fazer o atendimento, porque nós temos leitos para serem abertos, mas os leitos em si sem os profissionais nós não temos como pôr para funcionar. Nós temos 27 leitos com custeio através do Governo do Estado ”

O secretário ainda fez um apelo para profissionais qualificados que desejem trabalhar na cidade: “quem for da área da saúde, médicos enfermeiros e fisioterapeutas que tenham a sua especialidade voltada a UTI. Que sejam médicos intensivistas, fisioterapeutas que saibam lidar com respiradores, se apresentem à Santa Casa, para que a gente consiga contatá-los e fazer esses leitos de UTI funcionarem.”

Fonte: G1

Últimas

Bots agora representam quase metade de todo o tráfego na Internet globalmente

16/04/2024

O tráfego automatizado e malicioso aumentou pelo quinto ano consecutivo Bots maliciosos representam 32% de todo...

Categorias