17 de maio, 2025

Últimas:

Prefeitura decreta situação de emergência para gripe após 1ª morte ser confirmada em Itaí

Anúncios

A Prefeitura de Itaí (SP) decretou situação de emergência devido aos casos de gripe, após a primeira morte ser confirmada no município. Decreto foi publicado na edição nº 1140 do Diário Oficial do município, nesta quinta-feira (15).

O documento foi assinado pelo prefeito José Ramiro Antunes do Prado (PP) na quarta-feira (14) e entrou em vigor no mesmo dia. A justificativa, segundo a prefeitura, é o aumento progressivo dos casos do vírus Influenza A (H1N1), principalmente após a morte de uma moradora.

Anúncios

Segundo a Secretária da Saúde, a vítima tinha 61 anos, sem comorbidades registradas, no qual esteve internada na Santa Casa de Itaí desde o dia 6 de maio e morreu quatro dias depois, em 10 de maio.

Decreto também considera o alto grau de transmissão do vírus e pela aglomeração de pessoas ser o principal fator de disseminação, além da maior incidência de doenças respiratórias neste período do ano, principalmente em grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com baixa imunidade.

Anúncios

A situação de emergência tem o prazo de 45 dias a partir da data em que foi assinada e poderá ser prorrogado por igual período, caso a situação continue, sendo a Secretaria Municipal de Saúde que ficará responsável pela execução das medidas.

Além disso, decreto propõe a convocação de servidores municipais lotados nas Unidades de Saúde e de outros órgãos municipais, caso necessário, para força-tarefa de conscientização, monitoramento, tratamento e enfrentamento da epidemia.

Será feito também a contratação por tempo determinado de profissionais para a saúde para atender a nova demanda, bem como a suspensão de férias, licenças-prêmios e faltas abonadas dos servidores municipais lotados nas Unidades de Saúde Municipal enquanto durar a situação de emergência.

Prefeitura decreta situação de emergência para gripe após 1ª morte ser confirmada em Itaí (Foto: Beatriz Pereira/Arquivo pessoal)

Vacinação contra a gripe

Além dessas ações, a vacina contra a gripe está disponível em Itaí, sendo aplicadas em três unidades: ESF Abel Rolim Pinheiro, ESF Floriza Martins Tristão e na sala de vacinas do Centro de Especialidades, com dias e horários de acordo com cada unidade. É necessário a apresentação da Carteira de Vacinação ou documento oficial com foto. 

Confira abaixo o público-alvo:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes;
  • Puérperas;
  • Povos indígenas;
  • Quilombolas;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Pessoas com 60 anos ou mais;
  • Professores das escolas públicas e privadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema prisional;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade;
  • Pessoas em situação de rua.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Mandado de prisão foi expedido pela Comarca de Guarujá-SP e confirmado na DIG de Botucatu A Guarda Civil Municipal...

Categorias