Anúncios
A Prefeitura de Tatuí (SP) começou a instalar nesta sexta-feira (27) 18 pontos para entrega voluntária de óleo usado.
De acordo com a prefeitura, a ação é para coibir o despejo irregular de óleo usado em redes e galerias de água pluvial, já que o descarte irregular de óleo pode prejudicar todo o sistema de tratamento de efluentes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), comprometendo a qualidade da água em córregos, rios e lagos.
Anúncios
Para evitar o despejo, sete pontos de entrega já estão funcionando. Segundo a prefeitura, os outros 11 pontos serão disponibilizados nos próximos dias, sendo que todos os resíduos destes locais, serão recolhidos, semanalmente, pela Cooperativa de Reciclagem, que fará a destinação ambientalmente adequada. A ação da prefeitura é em parceria com a Sabesp.
Confira os pontos de entrega ativos
- Departamento de Meio Ambiente (Rua Chiquinha Rodrigues, nº 909, Vila Dr. Laurindo);
- Departamento de Agricultura (Rua Treze de Maio, nº 1084, Centro, ao lado dos Correios);
- FAESB – Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara (Rua XI de Agosto, nº 2900, Valinho, ao lado do Clube de Campo de Tatuí);
- Sabesp (Rua XV de Novembro, nº 2431, Loteamento Modena);
- Ecoponto Oeste (rua Diomar Gianotti, s/nº, Inocoop);
- Ecoponto Sul (rua Victória dos Santos Gomes, s/nº, Jardim Rosa Garcia II);
- Ecoponto Norte (rua Flávia de Oliveira, próximo ao nº 107, bairro Jardins de Tatuí)
A Prefeitura informou que a iniciativa também contará com palestra sobre a conscientização ambiental, que serão promovidas pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Anúncios
As equipes de fiscalização farão ações em locais suspeitos de lançarem óleo nas redes de esgoto e galerias de água pluvial, como oficinas mecânicas e lava autos.
Se o descarte irregular for confirmado, os empreendimentos serão notificados por crime ambiental, passando a responder administrativamente pela infração.
Fonte: G1