Anúncios
O Prefeito Mário Pardini e o Presidente do Sindicado Rural de Botucatu, Alfredo Chaguri Junior, assinaram na noite desta segunda-feira, 25, o termo de cessão de uso de implementos agrícolas pela Secretaria do Verde, para atendimentos aos produtores rurais do município.
Três máquinas foram adquiridas pelo sindicato: um Vagão Forrageiro, que descarrega o material para enchimento de silo (estrutura destinada ao armazenamento de produtos agrícolas), uma Ensiladeira, que pica o material que será armazenado no silo, e uma Colhedeira de Milho, com porte para atender pequenos e médios agricultores. O investimento do sindicato é de aproximadamente R$ 120 mil.
Anúncios
“O sindicato tinha o dinheiro, mas não temos quem opere esses equipamentos, já que a mão de obra para esse tipo de serviço tem custo muito alto. Nesse sentido, fizemos o investimento e contamos com o apoio da Secretaria do Verde para que os servidores possam fazer o atendimento aos agricultores”, disse Alfredo Chaguri Junior.
“Para este serviço é necessário o uso de pelo menos dois tratores e o pequeno agricultor não tem condições de manter esses implementos. Então, nós vamos ofertar os tratores por um preço diferenciado por hora de uso, que será menor que a metade do que é cobrado no mercado. Dessa forma, vamos ajudar o pequeno e o médio agricultor e oferecer a chance para quem não tem condição de fazer silagem”, explicou Márcio Piedade Vieira, Secretário do Verde de Botucatu, que também participou da assinatura.
Anúncios
O Sindicato Rural estuda a possibilidade de adquirir ainda uma embutideira, para completar o ciclo da silagem. Botucatu conta com aproximadamente 1.100 propriedades rurais, das quais, 75% têm menos de 50 hectares, se enquadrando como pequenas e médias.
“Essa atitude é muito importante. Passamos a maior parte do tempo recebendo solicitações e ver o sindicato, ajudando e compartilhando, cedendo o uso desses equipamentos é muito gratificante. Tenho que agradecer ao Chaguri por esse espírito público, de ajudar os pequenos agricultores”, disse Mário Pardini.
Fonte: Prefeitura de Botucatu