09 de julho, 2025

Últimas:

Prefeitura de Botucatu afirma que totens religiosos não contrariam o Estado Laico e diz que não foi aplicado recurso público

Anúncios

 POLÊMICA. Totens colocados nas entradas de Botucatu estão causando muita discussão nas redes sociais

Três totens de concreto, instalados no final do ano passado em três entradas de Botu­catu (na Rodovia João Hipólito Mar­tins “Castelinho”, em uma rotatória da Avenida Dan­te Delmanto e na Rodovia Marechal Rondon, no trevo da Cohab 1) com os dizeres “Botu­catu é do Senhor Jesus” têm causa­do muita polêmi­ca e discussão na Cidade, principal­mente nas redes sociais.

O fato de ser um monumento cris­tão, do Conselho Municipal de Pas­tores, desagradou muitas pessoas, que afirmam que os totens con­trariam o Esta­do Laico. “Estava chegando em Botu­catu pela Rondon, quando cheguei no trevo da Cohab 1 e avistei a placa. Fi­quei em choque. A primeira coisa que me veio à cabeça foi o desrespeito ao Estado Laico. Acho muita falta de respeito com as outras religiões. Sou espírita kar­decista, mas tenho amigos mulçuma­nos, que seguem o Wicca, umbandis­tas e até conheço pessoas que são anticristo, contu­do nunca deixei isso influenciar em nada o que sinto por essas pessoas. Devemos respeitar todos, independen­temente de qual­quer coisa, agora imagina o Estado, no caso a Prefeitu­ra Municipal, eles tem o dever de res­peitar o Cidadão e o seu credo, seja ele qual for. Que­ro deixar claro que não tenho nada contra os cristãos, mesmo porque sou um deles, mas de­vemos respeitar mais as minorias, sejam elas quais forem, sexuais, raciais ou religio­sas”, desabafa o ad­vogado e músico, Sérgio Henrique Loureiro Ortiz, de 34 anos, respon­sável inclusive por uma postagem no Facebook, que teve dezenas de comen­tários e diversos compartilhamen­tos.

Anúncios

O Leia Notícias entrou em contato com a Prefeitura de Botucatu e en­caminhou alguns questionamentos, que foram respon­didos através da Assessoria de Co­municação.

De acordo com a resposta envia­da à redação do Leia Notícias, “a Prefeitura de Bo­tucatu foi apenas acionada pelo Con­selho de Pastores de Botucatu para autorizar a insta­lação de três to­tens em diferentes pontos da cidade. Não houve recurso público aplicado na construção dos referidos monu­mentos”.

Anúncios

Sobre os totens contrariarem o Estado Laico, a Prefeitura de Bo­tucatu não concor­da. “Não. De forma criteriosa, respon­sável e igualitária, a Administração Municipal está aberta a estudar as demandas de todas as denomi­nações religiosas”.

Segundo o Poder Público, as outras religiões pode­rão receber espa­ço para expressar sua fé em forma de monumentos, mas “Cada caso deverá ser criteriosamen­te analisado”.

Em relação ao grande número de críticas e a possi­blidade de retirar os totens, a Prefei­tura diz que não é sua competência. “Essa decisão com­pete ao Conselho de Pastores e não ao Poder Público”.

Jornal Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Com o apoio de empresas e organizações de sustentabilidade e inovação, premiação celebra o protagonismo coletivo e reconhece quem está...

Categorias