Anúncios
POLÊMICA. Totens colocados nas entradas de Botucatu estão causando muita discussão nas redes sociais
Três totens de concreto, instalados no final do ano passado em três entradas de Botucatu (na Rodovia João Hipólito Martins “Castelinho”, em uma rotatória da Avenida Dante Delmanto e na Rodovia Marechal Rondon, no trevo da Cohab 1) com os dizeres “Botucatu é do Senhor Jesus” têm causado muita polêmica e discussão na Cidade, principalmente nas redes sociais.
O fato de ser um monumento cristão, do Conselho Municipal de Pastores, desagradou muitas pessoas, que afirmam que os totens contrariam o Estado Laico. “Estava chegando em Botucatu pela Rondon, quando cheguei no trevo da Cohab 1 e avistei a placa. Fiquei em choque. A primeira coisa que me veio à cabeça foi o desrespeito ao Estado Laico. Acho muita falta de respeito com as outras religiões. Sou espírita kardecista, mas tenho amigos mulçumanos, que seguem o Wicca, umbandistas e até conheço pessoas que são anticristo, contudo nunca deixei isso influenciar em nada o que sinto por essas pessoas. Devemos respeitar todos, independentemente de qualquer coisa, agora imagina o Estado, no caso a Prefeitura Municipal, eles tem o dever de respeitar o Cidadão e o seu credo, seja ele qual for. Quero deixar claro que não tenho nada contra os cristãos, mesmo porque sou um deles, mas devemos respeitar mais as minorias, sejam elas quais forem, sexuais, raciais ou religiosas”, desabafa o advogado e músico, Sérgio Henrique Loureiro Ortiz, de 34 anos, responsável inclusive por uma postagem no Facebook, que teve dezenas de comentários e diversos compartilhamentos.
Anúncios
O Leia Notícias entrou em contato com a Prefeitura de Botucatu e encaminhou alguns questionamentos, que foram respondidos através da Assessoria de Comunicação.
De acordo com a resposta enviada à redação do Leia Notícias, “a Prefeitura de Botucatu foi apenas acionada pelo Conselho de Pastores de Botucatu para autorizar a instalação de três totens em diferentes pontos da cidade. Não houve recurso público aplicado na construção dos referidos monumentos”.
Anúncios
Sobre os totens contrariarem o Estado Laico, a Prefeitura de Botucatu não concorda. “Não. De forma criteriosa, responsável e igualitária, a Administração Municipal está aberta a estudar as demandas de todas as denominações religiosas”.
Segundo o Poder Público, as outras religiões poderão receber espaço para expressar sua fé em forma de monumentos, mas “Cada caso deverá ser criteriosamente analisado”.
Em relação ao grande número de críticas e a possiblidade de retirar os totens, a Prefeitura diz que não é sua competência. “Essa decisão compete ao Conselho de Pastores e não ao Poder Público”.
Jornal Leia Notícias