26 abril, 2024

Últimas:

Prefeito participa de aula inaugural de novas turmas do Programa Requalifica – Todos Contra a Crise

Anúncios

Com o auditório da UNIT (Universidade do Trabalhador) lotado, aconteceu na noite de segunda-feira (21) a aula inaugural de novas turmas do Programa Requalifica – Todos Contra a Crise, oferecido pela Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa conta com apoio do Senai, Senac, Sebrae e Sesi.
A ação tem objetivo específico de requalificar trabalhadores da indústria recém demitidos em razão da crise econômica que atinge o país para que possam ser reconduzidos mais rapidamente ao mercado de trabalho. Lançado no primeiro semestre deste ano, o programa formou em sua primeira edição um total de 81 trabalhadores. Em recente levantamento feito pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, de um total de 72 pessoas entrevistadas que participaram dos cursos, 38% conseguiram reingressar no mercado de trabalho.
Nesta nova etapa foram realizadas 104 inscrições, preenchendo todas as vagas disponíveis. O curso de Soldador MAG reuniu 24 interessados, o de Eletricista Automotivo, 16, o de Auxiliar de Produção de Chapas de Madeira, 20, mesmo número de inscrições para Assistente Administrativo. Já o curso de Desenho Técnico Mecânico contará com 24 alunos.
Para que possam ter acesso aos cursos, os interessados devem ser maiores de 18 anos, residir em Botucatu e comprovar por meio da Carteira de Trabalho que foram demitidos nos últimos 90 dias. As ações do Programa “Requalifica – Todos contra a Crise” estão a cargo da Secretaria Municipal de Ciência,Tecnologia e Inovação.
Todos os cursos, além dos conteúdos de caráter técnico, que serão ministrados pelo corpo docente do Senai, também contarão com módulos voltados a temas comportamentais que incluem comunicação assertiva, liderança, resolução de conflitos, ética e trabalho em equipe e estarão a cargo do Senac. A equipe do Sesi oferecerá módulos que tratarão dos temas: Administre Seu Dinheiro de Forma Consciente, Postura Social, Profissional e Comunicação no Ambiente de Trabalho, além de Gestão do Tempo. E caberá ao Sebrae tratar de temas como empreendedorismo e planejamento.
Ao fazer uso da palavra, o gerente do Senac, Diogo Teixeira, valorizou o fato dos alunos terem procurado os cursos, deixando outros afazeres durante a semana para buscarem qualificação e novos conhecimentos que lhes permitam a reinserção em curto espaço de tempo para o mercado de trabalho.
“A gente sabe que não é fácil sair de casa. Largar família, filhos, outros afazeres para estar aqui. Mas este é o grande diferencial de vocês, que terão um caminho mais tranquilo do que aqueles que não aceitaram essa proposta. Quando reunimos o Sistema S, acreditamos na proposta lançada pelo João e vimos a preocupação da prefeitura com a questão do desemprego. Era algo emergencial que hoje se consolidou em um programa efetivo. Aproveitem bem essa oportunidade”.
Silvia Furio, gerente do Sebrae, valoriza o fato do Programa Requalifica unir conhecimento e prática, elementos fundamentais para quem deseja se diferenciar no mercado de trabalho cada vez mais concorrido e exigente. “Desejo muito sucesso a todos. Que vocês prosperem muito. Que vocês tenham boas ideias para olhar e aproveitar as oportunidades, enquanto todo mundo só fala em crise. Não podemos nos omitir de dizer que existe algo de diferente na nossa economia e em nosso sistema político. Mas a gente também tem que ter olhos para visualizar as oportunidades que surgem a partir disso. Muita gente está chorando em casa e vocês estão aqui fazendo a diferença. Aproveitem tudo que será oferecido aqui e participem com a alma”.
Além disso, Furio fez questão de enaltecer a ação rápida da prefeitura, que percebendo o agravamento da crise, formatou um programa específico de requalificação, que serve de exemplo para outros municípios. “A Prefeitura resolveu puxar esse processo ao notar que havia um movimento necessário. E fez desse movimento uma prioridade. Nas outras turmas vimos excelentes resultados. Algumas pessoas inclusive empreenderam. É motivo de orgulho para nós participar desse time”.
O diretor do Sesi, Otavio Augusto Ferreira, declarou-se fã do programa e incentivou os alunos a usarem o tempo disponível para adquirem conhecimento e se capacitarem para novas oportunidades de emprego. “Eu já passei por isso no início de minha vida profissional. Sei que é um momento difícil. Mas essa crise não será eterna. É importante que vocês estejam preparados para as oportunidades quando elas chegarem. Aproveitem muito”.
Em seu discurso, o diretor do Senai, José Maria Milani, cumprimentou todos os envolvidos na execução do programa e valorizou o fato de, em Botucatu, o poder público e as instituições parceiras verem oportunidades nos momentos de crise.  “Vocês perceberam isso e agarraram essa chance. Nesse momento, apesar de estarmos cortando poucas árvores, é o momento de afiarmos o machado. Quando a floresta crescer, vamos cortar muitas árvores em pouco tempo”, declarou fazendo alusão a importância dos alunos estarem preparados no momento em que a crise passar e o mercado de trabalho voltar a contratar.
O diretor titular do Ciesp, Raul Alberto Tomaz, também fez questão de deixar uma mensagem aos alunos dos cursos do Programa Requalifica. “Eu represento a indústria, setor que está sendo mais castigado por essa política econômica errada adotada no país nos últimos anos. Estamos passando por um momento extremamente difícil. Temos que estar atentos ao que vai acontecer daqui para frente. Quero felicitar nosso prefeito, porque das 41 cidades de nossa regional, a única que tem um programa como esse é Botucatu. Agradeço o prefeito pela sensibilidade e pela parceria”.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Alberto Costa, ressalta que o Requalifica ganha contornos de ineditismo por conta de não se limitar a oferecer subsídios técnicos aos trabalhadores que procuram os cursos. “Trata-se de uma capacitação que vai além disso. Trata de questões comportamentais, da postura que o trabalhador deve ter diante de quem o emprega e de seus companheiros de trabalho. Não queremos só formar técnicos, queremos formar cidadãos. Pessoas que voltem para o mercado de trabalho, sentindo-se importantes, com novo emprego e novo salário que transforme suas vidas e de seus familiares. Temos que abrir novas possibilidades com a maior qualidade possível. Por isso que recorremos a instituições renomadas como o Sesi, Senai, Sebrae e Sesi. Vocês vão receber certificados ao final dos cursos que são reconhecidos em todo o país”, mencionou.
Em seu pronunciamento, o prefeito João Cury classificou o Requalifica como um dos programas mais importantes de seu governo já que representa o investimento público sendo feito para beneficiar diretamente quem mais precisa, voltado para a melhoria da vida das pessoas. Destacou a parceria com as entidades do Sistema S para execução dos cursos e valorizou a disponibilidade dos trabalhadores que preferem se qualificar do que ficar em casa lamentando o fato de estarem temporariamente afastados do mercado de trabalho.
“Vocês estão acima da média da grande maioria. Há muita gente sentada, reclamando que não tem oportunidades, que a crise o afetou. Hoje deve ter muita gente esperando o Jornal Nacional, reclamando da vida. Mas vocês optaram por se requalificarem e abraçar a oportunidade no momento em que ela chegar. Além da qualificação técnica também há módulos comportamentais que servirão para uma grande reflexão sobre o compromisso de cada um com seu trabalho. O mercado de trabalho, cada vez mais seletivo e exigente, busca isso. Você vale pela sua raridade. Por isso conte suas bençãos”.
Depois dos pronunciamentos das autoridades, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra com a psicóloga Fernanda Aoki. Com o tema “Alimentando seu gigante”, ela falou sobre resultados de nossas escolhas, que potências guardamos dentro de nós, e como podemos ser nossos maiores investidores, recrutando os melhores recursos para enfrentar os desafios do mercado.

Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu

Anúncios

Últimas

Seguro empresarial pode evitar prejuízos

Seguro empresarial pode evitar prejuízos

26/04/2024

No mundo dos negócios, imprevistos podem surgir a qualquer momento. Desde um incêndio no escritório até...

Categorias