01 março, 2024

Últimas:

Preços ao produtor nos EUA sobem mais que o esperado em novembro

Anúncios

Os preços ao produtor nos Estados Unidos aumentaram um pouco mais do que o esperado em novembro, mas a tendência subjacente da inflação está se moderando, o que pode permitir ao Federal Reserve diminuir seu ritmo de aumento da taxas de juros na próxima semana.

O índice de preços ao produtor para a demanda final subiu 0,3% no mês passado, disse o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira.

Anúncios

O dado de outubro foi revisado para mostrar avanço de 0,3% do índice, de 0,2% informado anteriormente. Nos 12 meses até novembro, os preços ao produtor acumulam alta de 7,4%, de 8,1% em outubro.

Os economistas consultados pela Reuters projetavam alta de 0,2% na base mensal e de 7,2% na anual.

Anúncios

Os dados foram divulgados antes da reunião de política monetária do Fed na próxima semana. O chair do Fed, Jerome Powell, disse no mês passado que o banco central dos EUA poderia reduzir o ritmo de altas da taxa de juros “já em dezembro”.

O Fed está promovendo o ciclo de altas dos juros mais rápido desde os anos 1980.

A inflação está diminuindo gradualmente à medida que as cadeias de abastecimento melhoram e a demanda por bens enfraquece. O Instituto de Gestão de Fornecimento informou na semana passada que sua medida de preços pagos pelas fábricas por mercadorias caiu para uma mínima de dois anos e meio em novembro.

Mas a mudança nos gastos para serviços significa que a inflação geral permanecerá elevada por algum tempo. Parte das pressões de preços vem do mercado de trabalho, com o crescimento dos salários acelerando em novembro.

Isso levou os economistas a projetar que o Fed continuará apertando a política monetária, elevando sua taxa de juros a um nível superior aos 4,6% projetados recentemente, onde poderia permanecer por algum tempo.

O banco central elevou a taxa básica em um total de 3,75 pontos percentuais este ano, de quase zero, para uma faixa de 3,75%-4,00%.

Excluindo os componentes voláteis, os preços ao produtor avançaram 0,3% em novembro, depois de o núcleo do índice ter subido 0,2% em outubro

Nos 12 meses até novembro, o núcleo do índice avançou 4,9%, ante 5,4% em outubro.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Líderes do mercado de bem-estar unem forças: The DRIPBaR reforçado pela REVIV

01/03/2024

Anúncios The DRIPBaR, reconhecida como a franquia de terapia intravenosa de crescimento mais rápido nos Estados...

Categorias