Anúncios
Nove praias no norte de Sydney, na Austrália, foram fechadas para banhistas nesta terça-feira (14) devido ao surgimento nas areias de pequenas bolas de detritos brancas e cinzas. Os locais afetados são Manly, Dee Why, Long Reef, Queenscliff, Freshwater, North e South Curl Curl, North Steyne e North Narrabeen.
Em comunicado, o Northern Beaches Council informou que está organizando a remoção segura do material, em sua maioria do tamanho de bolas de gude, e inspecionando outras praias.
Anúncios
A Autoridade de Proteção Ambiental de NSW (EPA, na sigla em inglês) acrescentou que seus agentes coletaram amostras para a realização de testes. O órgão ainda aconselhou o público a não tocar nos detritos, cuja aparência é semelhante aos que foram encontradas nas praias dos subúrbios do leste de Sydney em outubro do ano passado.
Na ocasião, análises revelaram que eles continham principalmente ácidos graxos e hidrocarbonetos de petróleo, mas não foi possível identificar a fonte ou o que causou a sua formação, pois não havia nenhuma amostra de origem disponível para comparação.
Anúncios
Outros casos semelhantes foram registrados em novembro, na Praia de Bombo, na cidade australiana de Kiama, e, em dezembro, na Praia de Silver, em Kurnell.
Fonte: Um Só Planeta