27 abril, 2024

Últimas:

Praia no Chipre reabre após 46 anos fechada

Anúncios

Autoridades pró-Turquia no Chipre reabriram parcialmente nesta quinta-feira (8) a praia de Varosha, que estava fechada desde 1974. Naquele ano, os turcos invadiram a ilha em um confronto com tropas pró-Grécia que causou a divisão do país, localizado no leste do Mediterrâneo.

Desde então, parte da ilha — o Chipre do Norte — é controlada por turco-cipriotas e é reconhecida pelo governo da Turquia como país independente. O restante da comunidade internacional, no entanto, reconhece apenas a República do Chipre, com maioria de origem grega.

Anúncios

Varosha, no Chipre, estava abandonada há 46 anos após confronto entre turcos e gregos — Foto: Birol Bebek/AFP
Varosha, no Chipre, estava abandonada há 46 anos após confronto entre turcos e gregos (Fotos: Reprodução)

A praia de Varosha, há 46 anos ocupada por prédios e procurada por turistas, tornou-se um símbolo dessa divisão. O local fica perto de uma zona de barreira, na fronteira entre o norte e o sul.

Por isso, a decisão do Chipre do Norte com apoio da Turquia em reabrir Varosha foi recebida com protestos pelos gregos-cipriotas, que alegam terem sido expulsos da praia em 1974.

Anúncios

Centenas de pessoas entraram em Varosha nesta quinta-feira sob controle policial, perto da cidade portuária de Famagusta, enquanto soldados turcos limpavam a área, informaram jornalistas da agência France Presse.

Vários visitantes, entre eles turistas estrangeiros, filmaram com seus celulares todos os detalhes de uma paisagem em ruínas, alguns deles posando em frente aos prédios abandonados desde 1974.

Prédios abandonados em Varosha, no Chipre, aparecem com cordão de isolamento na reabertura desta quinta-feira (8) — Foto: Birol Bebek/AFP
Prédios abandonados em Varosha, no Chipre, aparecem com cordão de isolamento na reabertura desta quinta-feira (8) (Foto: Reprodução)

Chipre do Norte

A medida foi vista como manobra para chamar atenção das eleições presidenciais do Chipre do Norte, marcadas para este fim de semana e que conta com apoio da Turquia. O próprio presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, comemorou a reabertura de Varosha.

Na eleição, o primeiro-ministro do Chipre do Norte, Ersin Tatar, — não reconhecido pela comunidade internacional — enfrenta o atual presidente Mustafa Akinci. Tatar tem relações melhores com Erdogan do que Akinci, que faz oposição ao atual governo turco.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Relógio de ouro do homem mais rico do Titanic é vendido por R$ 5,7 milhões

27/04/2024

Anúncios Um relógio de bolso de ouro usado pelo passageiro mais rico do Titanic foi vendido...

Categorias